Poeiras são lançadas do Saara para a Amazônia - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, Quinta-Feira, 28 de Março de 2024

Manaus

Poeiras são lançadas do Saara para a Amazônia

Publicado

no

Você sabia que anualmente pouco mais de 182 milhões de toneladas de areia voam atravessando o Atlântico pela atmosfera e desses, pouco mais de 27 milhões de toneladas caem na Amazônia através das chuvas? O mais incrível é que todo esse material funciona como núcleo de condensação, servindo como combustível para as chuvas e, além disso, alimentando a floresta através dos minerais que a compõe, segundo as informações, o fósforo é um dos principais nutrientes que ajudam a floresta, compensando as percas do solo e alimentando o ecossistema em escala continental.
 

Poeira são lançadas do Saara para a Amazônia

Poeira são lançadas do Saara para a Amazônia


A NASA divulgou esta semana um vídeo, onde dados coletados pelo lidar instrument on NASA’s Cloud-Aerosol Lidar and Infrared Pathfinder Satellite Observation, de 2007 a 2013, são sobrepostos e o resultado é sensacional. O paper do artigo foi disponibilizado na revista Geophysical Research Letters material publicado on-line por Yu e seus colegas no dia 08 de janeiro nos dados de Sensoriamento Remoto do ambiente, desde a primeira estimativa dos dados de satélites para o transportes global de poeira do Saara para a região da Amazônia Sul-americana.
A animação mostra as grandes variações de particulados de poeira, o vídeo no fim desse artigo mostra com mais detalhes.
Por que existe variação na quantidade de poeira?
Os cientistas acreditam que isso tem a ver com as condições do Sahel, a longa faixa de terra semi-árida na fronteira sul do Sahara. Depois de comparar as alterações no transporte de poeira a uma variedade de fatores climáticos, Yu e seus colegas descobriram uma correlação com a precipitação na região do Sahel no ano anterior. Quando houve um aumento das chuvas no Sahel , o transporte de poeira no ano posterior foi menor, diz.
O mecanismo por trás da correlação ainda é desconhecido, disse Yu. Uma possibilidade é que o aumento da precipitação propicia ao nascimento de mais vegetação e, com isso, temos menos solo exposto à erosão eólica. Uma segunda explicação mais provável, é que a quantidade de chuva está relacionada com a circulação dos ventos, que são os responsáveis por levantar a poeira, tanto do Sahel e do Saara para atmosfera superior, onde ele se mantém em uma longa viagem através do oceano Atlântico.
LEIA TAMBÉM  Projeto Parceiros da Escola realiza visita técnica a Escola Solon de Lucena

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇...

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Notícias da ALE-AM

Curta a gente no Facebook

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Águas de Manaus

Últimas notícias da Águas de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações