Projetos sustentáveis são tendência no mundo corporativo - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, Sábado, 20 de Abril de 2024

Sustentabilidade

Projetos sustentáveis são tendência no mundo corporativo

Logística reversa, gestão hídrica e redução de gases de efeito estufa são algumas ações que revelam o foco de empresas em projetos sustentáveis.

Publicado

no

Projetos sustentáveis são tendência no mundo corporativo

Environmental Performance Index 2020 (EPI), índice desenvolvido pelo Centro de Política e Lei Ambiental da Universidade de Yale, em conjunto com a Rede de Informação do Centro Internacional de Ciências da Terra da Universidade de Columbia, mostra que o Brasil, dos 180 países pesquisados, está em 55º lugar em desempenho de proteção ambiental.

O primeiro lugar pertence à Dinamarca e é seguido por Luxemburgo, Suíça, Reino Unido e França. Os EUA estão em 24º e a China em 120º. O EPI avalia índices como poluição do ar e ecossistemas, recursos hídricos, biodiversidade e habitat, recursos naturais produtivos, alteração no clima, água e saneamento, entre outros.

LEIA TAMBÉM  Stands e materiais 100% sustentáveis são diferenciais da Feira de Sustentabilidade do Polo Industral de Manaus

Dados como esses apontam a necessidade do comprometimento de toda a sociedade com a sustentabilidade de um país. É por isso que as organizações têm um papel importante no assunto. Empresas sustentáveis montam suas estratégias a partir de uma concepção de mundo: atender as necessidades do presente, sem comprometer a capacidade das futuras gerações de também satisfazer suas necessidades. 

O desafio de aliar saúde corporativa e responsabilidade social tem se tornado central nas escolhas dos consumidores. Segundo a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 75% dos consumidores preferem investir seu dinheiro em empresas que possuem ações voltadas ao meio ambiente e que estejam engajadas em projetos sociais.

LEIA TAMBÉM  Com foco no estado do Amazonas, Grupo SLM anuncia estrutura para emissão de crédito de carbono!

Um dos exemplos de ações empresariais está o programa de reciclagem desenvolvido pelo Grupo Moura.  A organização desenvolveu o PAM, Programa Ambiental Moura, um sistema de gestão ambiental focado em realizar ações perenes de preservação ao meio ambiente.  Uma das ações destaque é o programa de logística reversa, que há mais de 30 anos faz com que a empresa recicle 100% das baterias produzidas e colocadas no mercado, além de ter reduzido em 36% o consumo de água em suas instalações nos últimos 03 anos. 

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp

Portanto, é fundamental que as empresas desenvolvam estratégias para poder inserir demandas da sociedade em suas diretrizes corporativas. Dessa maneira, estarão mais conectadas à sociedade e alinhadas com as demandas de seus stakeholders. Em um mundo cada vez mais conectado e informado a respeito dos impactos socioambientais da ação humana, é fundamental investir em responsabilidade social e conscientização ambiental.

Projetos sustentáveis são tendência no mundo corporativo

Projetos sustentáveis são tendência no mundo corporativo

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.

Continue Lendo
Publicidade Confira as últimas notícias do TCE-AM

Notícias da ALE-AM

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Curta a gente no Facebook

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Águas de Manaus

Últimas notícias da Águas de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações