ABREE e Distrito Federal (Sema) assinam acordo para reciclagem de eletrônicos - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

Sustentabilidade

ABREE e Distrito Federal (Sema) assinam acordo para reciclagem de eletrônicos

A meta é assegurar a destinação final ambientalmente correta de 100% dos produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos coletados

Publicado

no

Com objetivo de aprimorar a logística reversa, seguindo as metas estabelecidas no Decreto Federal 10.240/2020, a ABREE – Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos – anuncia a assinatura do Acordo de Cooperação com a SEMA (Secretaria de Estado do Meio Ambiente) do Distrito Federal. O objetivo central da ação é dar a destinação final ambientalmente correta de 100% dos produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos descartados no Distrito Federal, por meio de 09 pontos de recebimento de todos os pesos e tamanhos.

Outra novidade é que a ABREE juntamente com a Zero Impacto, operadora de logística reversa de eletroeletrônicos e eletrodomésticos selecionada, lançam a coleta agendada dos produtos em fase de pós-consumo, trazendo mais um benefício para a população. O serviço estará disponível diretamente com a Zero Impacto. A solicitação de coleta pode ser feita por WhatsApp ou por telefone e formulário a ser preenchido no link Zero Impacto | Linktree. A ABREE garantirá a destinação final ambientalmente adequada dos produtos.

Um evento foi realizado na manhã do dia 24/09 para celebrar o início da parceria. Aconteceu no Polo de Desenvolvimento Juscelino Kubitschek, inaugurado como ponto de recebimento de produtos.

Estiveram presentes o Secretário de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, André França, o Assessor Especial do Secretário de Estado do Meio Ambiente José Sarney Filho, o senhor Jair Vieira Tannus Júnior, o presidente da ABREE, Sergio de Carvalho Mauricio, entre outros executivos e parceiros. Durante a celebração houve entrega de troféu e placas de agradecimento para confirmar o compromisso do DF com a sustentabilidade dos produtos arrecadados.

LEIA TAMBÉM  Inicia nesta sexta-feira em Belém o Diálogos Amazônicos

A assinatura do termo marca o início da parceria para a implantação do sistema de logística reversa para produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos de todos os tamanhos e pesos na capital do país, por meio de parceiro homologado, a Zero Impacto, que será responsável pela logística e consolidação dos produtos recebidos nos pontos de recebimento e na coleta agendada.

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp

“Esse é apenas o início de um projeto que tem tudo para se tornar um exemplo para outras regiões. Iniciamos com 09 pontos de recebimento e a coleta agendada em benefício ao morador do Distrito Federal. A partir disso, daremos a destinação ambientalmente correta para os produtos recebidos, além de empregos que serão gerados. A logística reversa é a maneira mais sustentável de proteger o planeta e contribuir para uma economia circular”, explica Sergio de Carvalho Mauricio, presidente da ABREE.

Os 08 pontos de recebimento e a sede da Zero Impacto, localizada no Polo de Desenvolvimento Econômico da região administrativa de Santa Maria, estarão prontos para receber eletroeletrônicos e eletrodomésticos pós-consumo como aspirador de pó, batedeira, ferro elétrico, fone de ouvido, liquidificador, máquina de costura, micro-ondas, purificador de água, televisão, entre outros.

“É um dia muito importante pois o Distrito Federal passa finalmente a contar com o sistema de logística reversa de eletroeletrônicos completo, abrangendo todas as linhas de eletroeletrônicos – do fone de ouvido à geladeira. É mais conveniência para o cidadão e mais opção para o descarte adequado, evitando assim a poluição ambiental, preservando os recursos naturais e reinserindo estes materiais na cadeia produtiva, gerando emprego e renda com sustentabilidade. Parabéns à ABREE e todos os envolvidos nos trabalhos por esse importante passo e contem com o Governo Federal, por meio do Ministério do Meio Ambiente, para levar esse importante programa para outras cidades do Brasil”, declara o Secretário de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, André França.

LEIA TAMBÉM  Brasil se une a seis países para promover um dos maiores Festivais sobre ODS da América Latina

“A SEMA vem trabalhando junto a diversas cadeias produtivas para garantir a realização da logística reversa no Distrito Federal e este acordo firmado junto à ABREE representa um grande passo, pois é a primeira parceria formalmente estabelecida. Esperamos que, a partir das campanhas que serão realizadas, toda a população do DF agora saiba e tenha acesso à forma correta de descartar seus eletroeletrônicos e eletrodomésticos”, diz José Sarney Filho, Secretário de Estado do Meio Ambiente do Distrito Federal.

Mais informações sobre o descarte ambientalmente correto em: http://www.abree.org.br/informacoes.

Abaixo os endereços dos pontos de recebimento:

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp

1) Asa Sul: Posto Jarjour Asa Sul: SHCS SQ 210 – Eixo L (Eixinho de baixo) – Asa Sul – CEP: 70273-000

LEIA TAMBÉM  Após coletar 1,9 ton de resíduos, mutirão de limpeza apoiado pelo Pacto Global da ONU volta à Marina do Davi para segunda ação de coleta

2) Asa Norte: Posto Jarjour Asa Norte: SHCN SQ 206 – Eixo L (Eixinho de baixo) – Asa Norte, Brasília – CEP: 70844-000

3) Secretaria de Estado Meio Ambiente do DF – SBN – Setor Bancário Norte, Quadra 2, Bloco K, Edifício WAGNER – Asa Norte – CEP: 70297-400

4) Lago Sul: Posto Cascol: SHIS EPDB QI 13/QL 14 LT 1 PAG – Brasília – CEP: 71.635-013

5) Guará ll: Jukaf confecções: QE 40, Rua 12, lote 09 – Guará II – CEP: 71070-400

6) Águas Claras: Vitrinni Shopping Águas Claras – Av. Castanheiras, entre a Rua 13 e 14 Norte – Águas Claras – DF – CEP: 71909-720

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp

7) DF Plaza Shopping – Rua Copaíba, nr 01 DF PLAZA SHOPPING, Térreo Quiosque ZAP – Águas Claras – DF – CEP: 71.919-540

8) Taguatinga: Posto Jarjour Taguatinga: CSB 08 lotes 01/05 (Próximo à EPTG) – Taguatinga, Brasília – CEP: 72015-585

E a sede da Zero Impacto:

9) Santa Maria: Sede l Zero Impacto: Trecho 01, Conjunto 05, Lote 01 Polo de Desenvolvimento JK Santa Maria, Brasília, DF – CEP 72549-525

Coleta agendada: por WhatsApp, telefone ou ainda pelo preenchimento do formulário disponível no link: https://linktr.ee/zeroimpacto

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp
Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.

Notícias da ALE-AM

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Curta a gente no Facebook

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Águas de Manaus

Últimas notícias da Águas de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações