3º presidente da Petrobras indicado por Bolsonaro vira vilão com apenas 2 meses - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, sábado, 04 de fevereiro de 2023

Brasil

3º presidente da Petrobras indicado por Bolsonaro vira vilão com apenas 2 meses

Publicado

no

3º presidente da Petrobras indicado por Bolsonaro vira vilão com apenas 2 meses

Time que tá ganhando não se mexe, certo? Então por esses sinais a Petrobras estaria perdendo? A resposta é : CLARO QUE NÃO. Quem está perdendo é o povo brasileiro que arca com o preço dos combustíveis cada vez mais insustentável. Na última sexta-feira (17), a Petrobras anunciou um novo aumento no preço dos combustíveis. Este será o terceiro reajuste da gasolina realizado pela estatal só neste ano, e o quarto no caso do diesel. Para o presidente Jair Bolsonaro (PL), entretanto, o culpado pelas altas é o presidente da Petrobras, que assumiu o cargo há pouco mais de dois meses.

O químico José Mauro Ferreira foi indicado à presidência da Petrobras pelo próprio governo em abril, quando o diesel já havia subido 35% só em 2022. Ferreira agradeceu Bolsonaro em seu discurso de posse. Dois meses depois, foi escolhido como o novo “vilão” da disparada no preço dos combustíveis justamente por aqueles que o colocaram na chefia da estatal.

Horas depois de a Petrobras comunicar o aumento, o próprio presidente Bolsonaro afirmou, em entrevista concedida no Rio Grande do Norte, defender a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar Ferreira, junto com os diretores da estatal e membros de seus conselhos de administração e fiscal.

“A ideia nossa é propor uma CPI para investigar o presidente da Petrobras, os seus diretores e também o conselho administrativo e fiscal”, afirmou o presidente. “Nós queremos saber se tem algo errado nessa conduta deles.”

Publicidade

⚠ Siga-nos no Facebook ⤵ 🏹

Ferreira faz parte do conselho de administração da Petrobras. O órgão tem 11 membros. Seis deles foram indicados pelo governo, o qual é acionista controlador da Petrobras.

Uma reunião extraordinária deste conselho foi realizada na quinta-feira (17) para discutir o reajuste dos combustíveis anunciado nesta sexta. Apesar dos protestos de Bolsonaro contra o aumento, todos os indicados por seu governo deram seu aval ao aumento, segundo noticiou o colunista Lauro Jardim, d’O Globo.

Presidente Bolsonaro

Durante os três anos de governo Bolsonaro, a Petrobras já teve três presidentes. Nenhum deles agiu para alterar essa política. Antes de Ferreira assumir a chefia da estatal, o governo chegou a indicar o consultor Adriano Pires para o cargo. Ele desistiu de assumir a Petrobras justamente por ter trabalhado para empresas que se beneficiam dos preços altos.

No mês passado, Bolsonaro anunciou a demissão de Ferreira e indicou Caio Paes de Andrade para a presidência da Petrobras. Ele ainda não assumiu a estatal pois aguarda trâmites internos. Paes de Andrade é o atual secretário de desburocratização do Ministério da Economia, comandado por Paulo Guedes. Guedes já defendeu inúmeras vezes que estatais atuem como empresas privadas, relegando sua função social.

Antes de culpar o presidente da Petrobras pela alta dos combustíveis, Bolsonaro costumava responsabilizar o Imposto sobre Circulação de Mercado e Serviços pelos aumentos. O presidente foi um dos grandes defensores da proposta que limitou em 17% a alíquota do imposto cobrado por estados sobre gasolina e diesel – há estados que cobram 30%.

José Mauro Ferreira

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…
Publicidade

⚠ Siga-nos no Facebook ⤵ 🏹

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Atualmente, participo de diversas ações e discussões na área de cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo, além de ações sociais.

Facebook

Agência de Desenvolvimento Sustentável

Matrículas 2023 para novos alunos

Matrículas 2023 para novos alunos

O Trabalho Não Vai Parar

O Trabalho Não Vai Parar!

Governo do Amazonas

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas Notícias do TCE-AM

Últimas Atualizações