Home Notícias Brasil A importância de estimular as crianças nos exercícios físicos mesmo durante a pandemia

A importância de estimular as crianças nos exercícios físicos mesmo durante a pandemia

2 minutos lido
113

Quem convive com crianças em casa sabe como foi difícil segurar os ânimos dos pequenos durante o período sem aulas presenciais por conta da covid-19. Sem poder ir às escolas e às ruas para brincar, elas tiveram que aprender a gastar toda a energia dentro de casa. Por isso, esta é uma oportunidade para incentivar a prática de exercícios físicos, que são essenciais para a manutenção da saúde infantil. Se os seus filhos passarem boa parte do tempo dentro do lar assistindo TV ou ficando no computador e no celular, os riscos do sedentarismo são enormes.

https://unsplash.com/photos/zYZZf6ZSEwI

Uma pesquisa feita pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) mostrou que, durante o isolamento, as crianças de 10 a 12 anos passam 90,23% do tempo sedentárias. Os números diminuem de acordo com a faixa etária, mas permanecem grandes: 89,01% para as de 6 a 9 anos, 80,44% para as de 3 a 5 anos e 73,09% para as de 0 a 2 anos. Entre os principais motivos estão as mudanças nos hábitos da família por conta da pandemia. O mesmo estudo mostrou que 74,9% das crianças estão passando mais tempo em frente às telas.

Por isso, é mais importante do que nunca estimular as brincadeiras que façam as crianças se movimentarem e fazer com que elas acumulem pelo menos uma hora de tempo em atividade ao dia. As práticas devem ser moderadas, pois os exercícios de pouca intensidade podem até ajudar a prevenir as doenças respiratórias, servindo também como uma prevenção contra a covid-19 (importância que aumenta no caso dos idosos).

O ideal é limitar o tempo nas telas e usar a tecnologia em favor das atividades físicas. Estimule a criança nos esportes, através de vídeos e desenhos que tragam essa temática. Assim, você poderá introduzir os movimentos básicos e criar o interesse pelos exercícios. Outra dica é a utilização de um smartwatch infantil, aparelho que mede informações sobre as atividades físicas das crianças, como o número de passos e a distância percorrida. Dessa maneira, elas serão incentivadas pelo equipamento e terão mais vontade de conseguir números altos.

Outro benefício direto dos exercícios para as crianças durante a pandemia está na saúde mental. O grande tempo passado dentro de casa, sem contato com outras crianças na escola, pode deixar os pequenos mais estressados e irritados e, em casos mais graves, até favorecer o surgimento de algum transtorno. Mas, assim como acontece com os adultos, as atividades ajudam a liberar hormônios que afastam essas emoções, além de ajudar na concentração quando for a hora de estudar.

Comentários com Facebook
Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por Marcus Pessoa
Carregar Mais Em Brasil

Leia Também

Mãe vende filha recém nascida por R$ 200 e ainda parcela em duas vezes

Acusada de vender a filha recém-nascida por R$ 200 no ano passado, Marilza Medeiros da Con…