Publicado
2 anos atrásno
Que a Amazônia é cheia de cobras imensas que estrangulam suas presas até a morte, todo mundo sabe. Essas cobras fazem parte também das lendas amazônicas. Uma devastadoras em fogo, que se chama Boiatá, e a outra, a senhora das águas, também conhecida como Boiúna.
A boiúna, de mboi, “cobra” e una, “negra”, também conhecida como boiaçu, de mboi e açu, “grande”, ou ainda cobra-grande é um dos mais poderosos e complexos mitos amazônicos, exercendo ampla influência nas populações às margens do rio Amazonas e seus afluentes.
A Boiuna, a princípio, a forma de uma sucuri ou uma jiboia comum. Com o tempo, adquire grande volume, abandona a floresta e vai para o rio. Habita a parte mais funda do rio, os poções, aparecendo vez por outra na superfície. É descrita como uma cobra tendo de 20 metros a 45 metros.
A Boiuna ou senhora-das-águas / Autor da imagem: Edikt Art
A Boiuna também é conhecida como senhora-das-águas. Ela é furiosa. E descrita como uma enorme cobra escura capaz de virar as embarcações e devorar as pessoas que caem na água.
Para se ter ideia, a Boiúna é uma cobra tão grande que por onde ela passa, ela forma os igarapés (canal de água). Uns dizem que após não ter mais peixes, a boiúna começou a aterrorizar e devorar pessoas das tribos que viviam próximas dos rios, até que ela se apaixonou por uma índia.
De acordo com os relatos de algumas tribos, a cobra grande engravidou uma índia que deu a luz à duas crianças, Honorato e Caninana.
Caninana era uma criança terrível que, quando se transformava em cobra, também conseguia naufragar barcos.
Contudo, Honorato, que também possuía o mesmo poder, tinha bom coração, mas teve que lutar contra sua irmã por conta de suas crueldades. É ou não é assustador?
a Boiúna é uma entidade mística que possui o poder de controlar as águas, os peixes e os seres que vivem na floresta..
Presente no imaginário de muitas pessoas, essa lenda inspirou a criação de diversas músicas, poemas e filmes.
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
Legislativo revoga alíquota de ITCMD no Amazonas
Professor é preso após fazer fogueira com corpos de suas vítimas em Iranduba
IBAMA flagra rio de sangue após frigorífico despejar sangue de boi em igarapé!
Canhões da colonização portuguesa no Alto Solimões são encontrados após seca record!
Inpe aponta queda de desmatamento no Amazonas em 46,9%
DPE-AM inicia agendamentos para mutirão de reconhecimento de paternidade e maternidade em Manaus