Home Notícias Manaus A partir desta quarta-feira (19), Manaus terá o segundo posto de testagem para Covid-19

A partir desta quarta-feira (19), Manaus terá o segundo posto de testagem para Covid-19

4 minutos o tempo de leitura
39
Foto – Camila Batista / Semsa

A Prefeitura de Manaus abre, na quarta-feira, 19/1, o segundo Centro Municipal de Testagem para Covid-19. A unidade, montada em parceria com o governo do Amazonas, no Centro de Convenções Vasco Vasques, zona Oeste, vai atender pessoas com sintomas gripais, oferecendo o teste rápido de antígeno para Covid-19, além de assistência médica e farmacêutica, de segunda a sábado, das 9h às 19h. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) já havia dado início à oferta descentralizada de testes, consultas e medicamentos, na última quarta-feira, 12, com a abertura do Centro Municipal de Testagem no Studio 5 Centro de Convenções, zona Sul.

De acordo com o prefeito David Almeida, o novo espaço vai facilitar o acesso ao teste na capital e ajudar a desafogar as unidades de saúde, onde tem sido alta a demanda de pacientes com síndromes gripais, em busca de diagnóstico. “Agradecemos o apoio do governo do Estado, que colocou o Vasco Vasques à disposição da rede municipal e vai apoiar na operacionalização do serviço com profissionais e insumos, para que a gente possa dar uma resposta mais rápida positiva à nossa população neste cenário de subida dos casos de Covid-19 e influenza e de sobrecarga na rede de básica de saúde”, disse o chefe do Executivo municipal.

O novo Centro de Testagem terá capacidade de atendimento similar à do Studio 5, com 40 estações de notificação, onde é feito o atendimento inicial do usuário; e 20 estações de coleta, com capacidade para a realização de 200 testes e emissão de resultado, por hora. Além disso, 14 médicos farão o atendimento dos pacientes com resultado positivo e os que, mesmo com resultado negativo, apresentem sintomas clínicos de síndrome gripal. Também haverá, no local, dispensação de medicamentos para tratamento dos sintomas, conforme os protocolos de Covid-19 e influenza.

O serviço é exclusivo para pessoas com sintomas iniciados há, no máximo, sete dias, uma vez que após este período o teste rápido de antígeno deixa de ser indicado e a orientação da Semsa é que o usuário procure uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para atendimento médico. O teste utilizado é feito com amostra de nasofaringe, coletada por via nasal, com swab (espécie de cotonete), cujo resultado leva de 15 a 20 minutos.

Atendimentos

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, destacou que a descentralização da testagem faz parte das ações promovidas pelo município para melhorar o atendimento aos usuários do sistema de saúde. Shádia informou que, com o novo centro, unidades de menor capacidade de atendimento deixarão de realizar o teste. “Observamos que parte das unidades de referência para Covid-19 estão ficando superlotadas e sem condições de acolher o paciente com qualidade, por isso vamos suspender a oferta de teste nesses locais e referenciar os pacientes para um dos centros de testagem, preparados para grandes demandas”, explicou.

Além do Centro de Testagem, o teste rápido para Covid-19 vinha sendo realizado em 51 unidades da rede municipal de saúde. Com o novo ordenamento, serão 33, que podem ser conferidas, a partir desta terça-feira, 18, pelo link https://bit.ly/ubscovidmanaus.

Nos primeiros quatro dias de atividade, o Centro de Testagem do Studio 5 realizou 11.256 testes, com 48% de positivos para Covid-19, o que corresponde a 5.417 casos. Já nas UBSs, dados consolidados até o dia 13 de janeiro mostram o total de 8.272 exames coletados, dos quais 5.040 (61%) positivos para Covid-19.

Comentários com Facebook
Carregar Mais Artigos Parecidos
Carregar Mais De Alessandro Nuñes
Carregar Mais Em Manaus

Deixe um comentário

Espia Esse Aqui

Prefeitura cadastra alunos para o curso “Cuidador de Idoso – Cuidadoso”

Prefeitura cadastra alunos que vão participar do curso ‘Cuidadoso’ A Prefeitura de Manaus …