A Petrobrás encerrou o patrocínio ao projeto TAMAR após 40 anos - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Brasil

A Petrobrás encerrou o patrocínio ao projeto TAMAR após 40 anos

Publicado

no

A Petrobras anunciou na última segunda-feira, 6, o fim de uma parceria de mais 40 anos com a Fundação Pró-Tamar (FPT). O contrato de patrocínio foi encerrado e, de acordo com a estatal, a decisão foi tomada pela Fundação Pró-Tamar, que está optando por outros modelos de parceria e de formas de financiamento.

De acordo com a Petrobras, através do apoio da estatal, a Fundação Pró-Tamar conseguiu desenvolver suas atividades e se consolidou como uma iniciativa basilar na conservação de espécies marinhas no Brasil. O apoio começou em 1982, quando a Fundação ainda estava iniciando a busca por parcerias para a missão de conservação de espécies de tartarugas ameaçadas de extinção.

LEIA TAMBÉM  Barco naufraga com cerca de 70 pessoas a bordo, no rio Xingu

“É motivo de grande satisfação termos participado, desde o início, dessa história que trouxe tantos resultados positivos para a recuperação das populações de tartarugas marinhas, além de ações de pesquisas, educação ambiental e inclusão social. A Petrobras ajudou a construir o caminho para que o projeto tivesse estrutura para desenvolver suas importantes atividades e encerramos esse ciclo com muito orgulho por tudo que foi realizado”, afirma o diretor de Relacionamento Institucional e Sustentabilidade da Petrobras, Roberto Ardenghy.


O contrato de patrocínio entre a Petrobras e a Fundação foi firmado em 1982 (Foto: Projeto Tamar)

O trabalho das equipes da FPT visa à recuperação das populações de quatro espécies de tartarugas marinhas: tartaruga-oliva, tartaruga-de-pente, tartaruga-cabeçuda e tartaruga-de-couro, além da tartaruga-verde em Fernando de Noronha (PE) e Trindade (ES).

LEIA TAMBÉM  Trollaram a momo!

A Petrobras informou que prevê aumentar o número de projetos sociais e ambientais patrocinados pela estatal, com o mesmo potencial transformador do Tamar, multiplicando a produção de conhecimento e as ações de conservação ambiental no Brasil.

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp

Em Sergipe, a Fundação Pró-Tamar atua através do Projeto Tamar, que possui três bases de pesquisa e conservação (Ponta dos Mangues, Pirambu e Abaís) e um Centro de Visitantes (o Oceanário de Aracaju).A Fundação monitora 150km de praias e protege quase 8.000 desovas e 600 mil filhotes, a cada temporada reprodutiva das tartarugas marinhas. Cerca de 80% são da espécie oliva, a menor entre as tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil.

LEIA TAMBÉM  Jovem que tirou criança de 5 anos a boca do pitbull consegue emprego!

Fundação Pró-Tamar

A Fundação Pró-Tamar explicou que tomou a iniciativa de não renovar a parceria com a Petrobras para concentrar os esforços em modelos de autosustentação que já estavam sendo analisados e testados.

A Fundação destacou também que está buscando parcerias regionais e mais locais e abrindo outros campos de atuação, a exemplo da prestação de serviços ambientais.

Segundo a Fundação, a maior parceria é com a sociedade que sempre apoiou e continua apoiando as ações e pesquisas para a conservação das tartarugas marinhas, frequentando os centros de visitantes e comprando os produtos nas lojas Tamar.

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp
Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.

Continue Lendo
Publicidade Confira as últimas notícias do TCE-AM

Notícias da ALE-AM

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Curta a gente no Facebook

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Águas de Manaus

Últimas notícias da Águas de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações