Adaf realiza capacitação da primeira turma no Sistema Brasileiro de Vigilância e Emergências Veterinárias - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Amazonas

Adaf realiza capacitação da primeira turma no Sistema Brasileiro de Vigilância e Emergências Veterinárias

Publicado

no

Nesta semana, a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) capacitou a primeira turma no Sistema Brasileiro de Vigilância e Emergências Veterinárias (e-Sisbravet), com a participação dos coordenadores dos programas sanitários e representantes da Superintendência Federal da Agricultura do Amazonas (SFA-AM).

A oficina foi ministrada pelas fiscais agropecuárias da Adaf, Daniela Carvalho e Julcileia Arruda, além da auditora federal agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Ana Carolina Fanhani Botelho.

Sobre o sistema – Lançado pelo Mapa em janeiro deste ano, o sistema será integrado com todos os serviços de defesa agropecuária, permitindo a notificação imediata das ocorrências de doenças animais ao Serviço Veterinário Oficial (SVO), concedendo o acompanhamento de forma integrada, as medidas a serem adotadas em uma situação de emergência veterinária a partir da notificação, o atendimento e até a solução de uma suspeita de doenças em animais.

LEIA TAMBÉM  Chapa1 de Asdrúbal Melo vence eleição do Conselho de Administração da Siccob Uniam

“A importância dessa oficina foi capacitar os coordenadores dos programas sanitários para que possam acompanhar, em tempo real, as doenças que requerem medidas de controle e erradicação, para manter a sanidade dos animais e evitar as doenças ausentes no país ou as que possuem programas oficiais de vigilância”, destacou Daniela.

LEIA TAMBÉM  Prefeitura de Manaus lança processo seletivo com 29 vagas

Por meio do sistema, médicos veterinários de todo o país poderão contribuir com as informações sobre a detecção de doenças dos rebanhos. Por enquanto, as notificações serão apenas em bovinos, bubalinos, suínos, caprinos, ovinos, equinos e aves. Os cidadãos, produtores rurais e médicos veterinários do Estado do Amazonas poderão acessar o link do sistema e efetuar a notificação.

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp

“É um avanço muito grande para o serviço defesa agropecuária. Os colegas da ponta poderão ter acesso a esse sistema e alimentar as informações necessárias para o Amazonas, para o Brasil e para o mundo, protegendo e preservando o patrimônio agropecuário”, comentou o diretor-presidente da Adaf, Alexandre Araújo.

LEIA TAMBÉM  Amazonastur coleta dados sobre o Mercado do Turismo do Amazonas destinada aos que atuam no setor de turismo

As notificações serão feitas online, por meio de um link na página da Adaf (www.adaf.gov.br), e serão direcionadas às Unidades Locais de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsavs) atuantes na área em que a propriedade em risco se encontra.

Adaf realiza capacitação da primeira turma no Sistema Brasileiro de Vigilância e Emergências Veterinárias / Foto: Divulgação/Adaf

Adaf realiza capacitação da primeira turma no Sistema Brasileiro de Vigilância e Emergências Veterinárias / Foto: Divulgação/Adaf

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…

Notícias da ALE-AM

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Curta a gente no Facebook

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Águas de Manaus

Últimas notícias da Águas de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações