Home Notícias Manaus Após suspender vacinação para adolescentes acima de 12 anos, Prefeitura de Manaus decide retomar campanha de imunização!

Após suspender vacinação para adolescentes acima de 12 anos, Prefeitura de Manaus decide retomar campanha de imunização!

3 minutos lido
11

A Prefeitura de Manaus vai retomar neste sábado, 18/9, a vacinação contra a Covid-19 dos adolescentes sem comorbidades, suspensa nesta sexta-feira, 17, por recomendação do Ministério da Saúde. A retomada do atendimento ao público de 12 a 17 anos segue decisão da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que aprovou, por unanimidade, em reunião extraordinária realizada no início da tarde, a manutenção da vacinação deste público em todo o Estado. A CIB reúne representantes do governo estadual e dos municípios amazonenses.

Vacinação de adolescentes será retomada neste sábado, 18/9, pela prefeitura

A titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Shádia Fraxe, disse que Manaus votou a favor da continuidade da imunização dos adolescentes levando em conta que 71% da população de 12 a 17 anos já tomaram a primeira dose, e o fato de haver disponibilidade de vacina, uma vez que o município recebeu da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) doses suficientes para vacinar 80% da população estimada desta faixa etária.

Siga nosso novo Instagram @portalnoam
Vacinação de adolescentes será retomada neste sábado, 18/9, pela prefeitura / Foto – Divulgação / Semsa
Vacinação de adolescentes será retomada neste sábado, 18/9, pela prefeitura / Foto – Divulgação / Semsa

Além disso, o município considerou a ameaça da variante Delta do novo coronavírus, a maior circulação do público jovem pela volta das aulas presenciais e a aprovação técnica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a vacinação dos adolescentes no país. Segundo a secretária, também é relevante o fato de Manaus já ter alcançado 84,7% da população vacinável com uma dose e de 41,5 % já estarem com o esquema vacinal completo (duas doses ou dose única), além dos dados epidemiológicos recentes que mostram redução de casos e mortes por Covid-19 na capital.

“O prefeito David Almeida orienta que o município avance o máximo possível na cobertura vacinal, com reponsabilidade, não permitindo que falte vacina nem que haja doses paradas”, disse Shádia. A secretária acrescentou que a vacina da Pfizer é considerada segura para os adolescentes e que os pais devem levar seus filhos ainda não vacinados aos pontos de vacinação.

Com a retomada do atendimento, os adolescentes com e sem comorbidades podem procurar, a partir deste sábado, um dos locais de atendimento da capital, acompanhados de um responsável maior de 18 anos. Para receber a vacina, é necessário apresentar documento de identidade ou certidão de nascimento; CPF ou Cartão Nacional do SUS; e comprovante de residência.

O imunizante aplicado continuará a ser o do laboratório Pfizer/BioNTech, único autorizado pela Anvisa para esta faixa etária no Brasil. Como os adolescentes de Manaus ainda não alcançaram o intervalo de 84 dias entre doses, serão aplicadas apenas primeiras doses.

A decisão da CIB está publicada na resolução nº 208/2021 e foi anunciada pela secretária Shádia Fraxe e pelo secretário de Estado da Saúde, Anoar Samad, em coletiva de imprensa na sede da Secretaria de Estado da Saúde (SES-AM), no Aleixo zona Centro-Sul.

Avanços

Os adolescentes com comorbidades começaram a ser vacinados, em Manaus, no dia 13/8, e os sem comorbidades, no dia seguinte, 14. Até o momento foram vacinados com a primeira dose, na capital, 170.202 mil jovens de 12 a 17 anos, o que corresponde a 71,8% da população total nesta faixa etária.

A secretária destaca que a vacinação do público de 12 a 17 anos considerou a 10ª edição do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19. O documento previa a vacinação dos adolescentes com comorbidades e os sem comorbidades após a vacinação com a primeira dose da população acima de 18 anos.

A decisão, segundo Shádia, também foi apoiada na Nota Informativa Conjunta nº 55/2021, da FVS-RCP e SES-AM, que incluiu os adolescentes de 12 a 17 anos com e sem comorbidades no Plano Estadual de Operacionalização da Campanha de Vacinação contra a Covid-19 no Estado do Amazonas.

No Sambódromo, profissionais da SES-AM incentivam vacinação de adolescentes com heróis dos quadrinhos / Divulgação/SES-AM e Arthur Castro/Secom
Comentários com Facebook

Receba nossas notícias no seu e-mail 📩:
Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por Marcus Pessoa
Carregar Mais Em Manaus

Leia Também

Praia da Ponta Negra tem anfiteatro iluminado de rosa em adesão ao ‘Outubro Rosa’

Em alusão ao “Outubro Rosa”, mês de combate e prevenção ao câncer de mama e co…