Home Entretenimento Curiosidades Arqueólogos descobrem a caverna onde o fim do mundo deverá começar, o famoso Ragnarok!

Arqueólogos descobrem a caverna onde o fim do mundo deverá começar, o famoso Ragnarok!

2 minutos lido
59

Em uma caverna na Islândia, os arqueólogos encontraram os restos de artefatos raros do Oriente Médio. Os vikings associaram a caverna ao Ragnarok – o fim do mundo, quando os deuses morrem e o mundo está em chamas. A descoberta foi relatada pela LiveScience.

A caverna está localizada perto de um vulcão que entrou em erupção há quase 1100 anos. Durante a erupção, somente os vikings colonizavam Islândia.

Como visto aqui, a caverna está associada à chegada do Ragnarök. Dentro, vários pertences raros e exóticos. (Crédito da Imagem: Kavin Smith)

O grupo de pesquisadores informou:

“As consequências dessa erupção foram provavelmente tão grandes que fizeram os vikings recém-chegados pensarem sobre o fim do mundo.”

Escavações arqueológicas mostraram que, depois que a lava esfriou, os vikings entraram na caverna e construíram uma estrutura em forma de barco feita de pedras. Dentro dessa estrutura, os vikings queimaram ossos de animais, incluindo ovelhas, cabras, cavalos, porcos, como um sacrifício. Isso pode ter sido feito para prevenir o Ragnarok.

Conheça caverna viking ‘satânica’ usada para evitar apocalipse há 1.100 anos

Perto do barco de pedra, os arqueólogos encontraram 63 contas, três das quais foram trazidas do Iraque, diz Kevin Smith, curador-chefe do Museu de Antropologia Haffenreffer da Universidade Brown.

A equipe também encontrou resquícios de um mineral do leste da Turquia perto da estrutura de pedra, bem como resquícios de orpimento. Naquela época, esse mineral era usado para decorar objetos, mas muito poucos espécimes foram encontrados na Escandinávia.

Entrada da caverna de Surtshellir, Islândia.

Registros históricos mostram que os vikings associaram a caverna ao gigante do fogo Surtr, o que acabou causando a série de eventos que levaram ao Ragnarok. De acordo com a mitologia, o mundo acabará quando Surtr matar o último dos deuses em batalha e, em seguida, queimar o mundo em chamas.

Provavelmente, os vikings deixaram essas coisas raras na caverna para acalmar Surtr. De acordo com outra versão, as oferendas deveriam dar mais força ao deus Freyr, que lutou com Surt.

As pessoas na Islândia se converteram ao cristianismo há cerca de 1.000 anos e logo depois pararam de trazer ofertas para a caverna. Os últimos objetos colocados no barco de pedra incluíam um conjunto de pesos, alguns dos quais tinham a forma de uma cruz cristã.

Caverna de Surtshellir, Islândia.

No entanto, mesmo quando os islandeses se converteram ao cristianismo, eles ainda associavam a caverna com o fim do mundo.

De acordo com uma lenda islandesa, é da caverna que Satanás aparecerá no Dia do Juízo Final.

Sempre é bom conhecermos a história de culturas alheias à maioria de nós. Isto enriquece nosso conhecimento enquanto nos ajuda a “ligar os pontos” do grande quebra-cabeças humano.

Arqueólogos encontraram uma caverna onde, de acordo com os vikings, Ragnarok deveria começar. ​/ Crédito da imagem: Kevin Smith

Pesquisadores descobriram recentemente uma caverna na Islândia que pode ter sido usada pelos vikings para ‘evitar o apocalipse’ há cerca de 1.100 anos. Com diversas rochas dispostas em um desenho que lembra um barco, o local “satânico” foi abandonado após o país se converter ao catolicismo.

Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por Marcus Pessoa
Carregar Mais Em Curiosidades

Leia Também

Gêneros textuais e a sua incidência em provas de vestibular

O período pré-vestibular pode ser bem desgastante na vida de qualquer estudante que esteja…