Arthur reafirma grandes investimentos em infraestrutura e educação na abertura do ano legislativo na Câmara Municipal - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, sábado, 28 de janeiro de 2023

Notícias

Arthur reafirma grandes investimentos em infraestrutura e educação na abertura do ano legislativo na Câmara Municipal

Publicado

no

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, abriu o ano legislativo da Câmara Municipal de Manaus, nesta quarta-feira (06), reafirmando que 2019 será o ano do investimento e realizações em infraestrutura urbana e da educação.

O prefeito confirmou que o município disponibiliza de recursos para grandes obras como a construção de passagens de nível na avenida Constantino Nery com as ruas João Valério e rua Pará, um viaduto no conjunto Manoa, a conclusão do projeto PAC Cidades Históricas e para as obras do Plano de Verão que serão anunciadas em breve, além da ampliação da captação e tratamento de esgoto, que será levado pela empresa Águas de Manaus, que tem como meta que 80% tenha esse serviço até o ano de 2030.

Artur Neto reafirmou que 2019 será o ano do investimento e realizações em infraestrutura urbana e da educação. / Foto: Divulgação

Artur Neto reafirmou que 2019 será o ano do investimento e realizações em infraestrutura urbana e da educação. / Foto: Divulgação

Arthur destacou também a ampliação da infraestrutura da educação, com a construção de 11 complexos educacionais direcionados à educação infantil e fundamental, além de sete creches. “Fiz um balanço do que já fiz e as perspectivas para 2019, que são muito boas. Os recursos que dispomos e os recursos de instituições nacionais e internacionais vão significar um pacote de obras gigantesco”, disse o prefeito Arthur Neto. “Será o ano das grandes obras, porque o mais difícil já fizemos: temos dinheiro em caixa para financiamento dessas obras”, reforçou.

Esta é a sétima vez consecutiva que o prefeito de Manaus abre o ano legislativo na Câmara Municipal de Manaus, com a leitura da mensagem do executivo, em que presta conta de suas ações no ano de 2018 e um balanço das principais conquistas nos últimos seis anos, além de colocar em perspectiva as ações que pretendem desenvolver no ano de 2019. O prefeito chegou à Câmara Municipal acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Manaus Solidária, Elisabeth Valeiko Ribeiro, e a solenidade contou com a presença de todos os secretários e subsecretários municipais, além de assessores próximos e outras autoridades convidadas.

Publicidade

⚠ Siga-nos no Facebook ⤵ 🏹

Um dos principais destaques apresentados pelo prefeito foi o equilíbrio obtido nas contas públicas, com a cidade de Manaus ganhando referência nacional e até internacional na correta e eficaz gestão dos recursos públicos, mesmo em meio à crise econômica que se estendeu pelos últimos três anos, no país. “Hoje, Manaus é reconhecida e premiada por instituições nacionais e internacionais, por sua correção e transparência na gestão pública. Somos Triplo A, ou seja, temos entrada garantida no mercado financeiro para pleitear empréstimos, porque temos capacidade endividamento, saúde financeira e credibilidade. Hoje, as instituições financeiras nos oferecem recursos para os nossos projetos, o que era uma situação impensável há poucos anos”, afirmou Arthur. O prefeito lembrou, ainda, que a credibilidade das contas públicas tem a ver, também, com a postura de boa pagadora da prefeitura.

Arthur também destacou que, historicamente, Manaus encerrou o ano de 2018 com déficit zero e que, dos R$ 300 milhões de dívidas recebidas da anterior gestão, já foi tudo liquidado, menos R$ 14 milhões que serão pagos a qualquer momento. Ele reafirmou, ainda, que em 2020, quando encerrar o seu mandato, deixará as contas públicas superavitárias, sem contas a pagar e com recurso em caixa para o futuro prefeito manobre ao menos os três primeiros meses de sua gestão. “Esse é um compromisso férreo. E, vamos, graças a Deus e à boa gestão, contra a corrente do endividamento público, atrasos de salário e imobilidade financeira de outros Estados e municípios”, pontuou.

Outra novidade anunciada pelo prefeito foi a elaboração de um Projeto de Lei que tornará a Manaus Previdência em um órgão independente, aos moldes do que foi feito com a criação da Ageman. “Somos referência em boa gestão previdenciária e isso para mim sempre foi uma prioridade. Quando assumimos, o cenário era outro e havia risco real aos pensionistas do município. O que queremos e assegurar a previdência e dar um passo à frente, tornando a previdência livre de futuros maus prefeitos”, explicou Arthur Neto.

Prestação de contas
Ainda no campo da infraestrutura, a Prefeitura de Manaus realizou em 2018 o intenso Plano de Obras de Verão, com a ousada meta de alcançar dez mil ruas da cidade com melhorias que incluem tapa-buracos, recapeamentos e melhorias nas drenagens superficial e profunda. Intervenções viárias com as alças de retorno em rotatórias também melhoraram a fluidez do trânsito em vias movimentadas.

Publicidade

⚠ Siga-nos no Facebook ⤵ 🏹

No campo da educação, em 2018, Manaus conquistou o nono lugar no Índice da Educação Básica (Ideb) e, nesta sexta-feira, 8/2, mais de mil educadores receberão o 14º salário em reconhecimento ao desempenho na educação básica. Além disso, o município realizou concurso público para educadores, escolas receberam reformas, alunos e educadores foram premiados em concursos regionais, nacionais e internacionais e a cidade já conta com 17 creches municipais.

Na área da saúde, sem dúvida, o grande destaque foram as ações de combate ao Sarampo, com vacinações realizadas em Unidades Básicas de Saúde (UBSs), casa a casa, escolas, igrejas e vários espaços públicos, com monitoramento de casos suspeitos e acompanhamento de casos confirmados. Outros dois pontos importantes, foram o lançamento da Escola de Saúde Pública de Manaus (Esap) e a entrega de duas unidades fluviais para atendimento à comunidades ribeirinhas.

Destaque também para o incentivo ao empreendedorismo, por meio do programa “Manaus mais Empreendedora” que envolve desde a qualificação do trabalhador até ações com empreendedores, potenciais empreendedores, alunos, catadores de resíduos sólidos e artesãos. O “Empreendedorismo nas Escolas” certificou mais de 1,5 mil crianças de escolas municipais com a metodologia do empreendedorismo.

Pode-se citar ainda o reforço na arborização e ornamentação da cidade, com o plantio de mais de 60 mil mudas de várias espécies plantadas em espaços públicos, e o programa de Adoção de Praças que permite a empresas e pessoas físicas recuperarem locais públicos, além de assumirem a manutenção do espaço.

Publicidade

⚠ Siga-nos no Facebook ⤵ 🏹

Além disso, cita-se o início de mais uma Reforma Administrativa, iniciada em 2018, como a reestruturação da antiga Semasdh, que passou a se chamar Semasc – Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania – e da junção de duas subsecretarias com a criação da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc).

*Com informações de Assessoria.

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…
Publicidade

⚠ Siga-nos no Facebook ⤵ 🏹

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Atualmente, participo de diversas ações e discussões na área de cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo, além de ações sociais.

Agência de Desenvolvimento Sustentável

Facebook

Matrículas 2023 para novos alunos

Matrículas 2023 para novos alunos

Nos Siga no Facebook

Nos siga no Facebook ⤵. Isso é muito importante pra gente 💚

O Trabalho Não Vai Parar

O Trabalho Não Vai Parar!

Governo do Amazonas

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas Notícias do TCE-AM

Últimas Atualizações