O produtor e artista natural de Belém, mas radicado em Manaus, Marcelo Nakamura, de descendência indígena e japonesa, é um dos destaques no Festival Pan-Amazônico de Cinema, que acontece em Belém, no Pará. Seu trabalho no clipe da música Bajara conquistou espaço entre os selecionados e está concorrendo em duas categorias: Vídeo Clipe e Vídeo Arte.
Marcelo, que já é reconhecido nacionalmente por levar a cultura do Norte para diferentes partes do Brasil, ainda é pouco conhecido entre os próprios amazonenses. Por isso, ele precisa do apoio popular para garantir a vitória no festival. A votação já está aberta e é realizada através de curtidas no vídeo oficial no YouTube.
“Esse é um momento muito especial. Estou muito feliz pela indicação e conto com o apoio de todos para representar nossa cultura amazônica da melhor forma possível!”, comentou o artista.
A parceria inédita entre o músico paraense Marcelo Nakamura, os compositores de Roraima Geris Ked e Murilo Modesto e o cantor pernambucano Otto trouxe ao mundo “A Bajara”, canção que enaltece os ritmos do carimbó em celebração ao movimento musical da região Norte do Brasil.
O videoclipe da música, que tem como proposta unir a Amazônia nos seus mais variados estilos, cores, formas e musicalidade. O nome da música é inspirado no meio de transporte popularmente conhecido no Pará como ‘bajara’, uma embarcação de pequeno porte.
No contexto da canção, ‘A Bajara’ é considerada por Nakamura como um movimento artístico. “Um movimento cultural no qual a gente parte do carimbó (do Pará), e passa pelo Amazonas, por Boa Vista (RR), por Santarém (PA) trazendo essa musicalidade do tambor”. O tambor ganha destaque na produção audiovisual como elemento capaz de unir artistas amazônicos.
Para ajudar Marcelo Nakamura a conquistar o prêmio, basta acessar o clipe no YouTube, curtir e compartilhar com amigos. A visibilidade da cultura amazônica depende do engajamento de todos!
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.