Publicado
7 anos atrásno
Os deputados da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas aprovaram, nesta quarta-feira (11), o Projeto de Lei que transforma a Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI) em Fundação.
A partir de agora a UnATI passará a ter orçamento próprio, podendo captar recursos federais e também de empresas particulares. Atualmente a instituição é vinculada a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), inclusive em termos orçamentários.
“É uma conquista que vai permitir que a UnATI faça captação de recursos federal e da iniciativa privada para investir na formação de profissionais para atender essa população mais idosa e também investir em pesquisa sobre o envelhecimento para melhorar a vida dos senhores e senhoras da terceira idade. Isso é muito importante porque a Fundação não ficará mais dependente da UEA e nem do Governo do Estado”, afirmou o deputado Josué Neto (PSD), relator do projeto.
A proposta, que chegou ao Parlamento no último dia 5, é resultado de um projeto que foi encaminhado por quatro parlamentares. São eles Josué Neto, Belarmino Lins (PROS), Serafim Corrêa (PSB) e Mário Bastos (PSD).
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com o aumento da expectativa de vida em torno de 72 anos, a tendência é que a população da terceira idade triplique nos próximos 20 anos.
“Esse projeto da Funati é da maior relevância para a Terceira Idade. Foi uma luta incansável do Dr. Euler Ribeiro que convenceu o Governo a encaminhar o projeto e visitou todos os deputados que aprovaram a matéria por unanimidade e registre-se, é importante para todos e não apenas para os idosos.” , declarou o deputado Serafim Corrêa .
De acordo com o diretor presidente da UnATI, Euler Ribeiro, com autonomia financeira e administrativa, a Fundação terá condições de preparar profissionais para atender essa população e também promover estudos voltados à área do envelhecimento.
“Com o crescimento da população idosa há uma necessidade de capacitar pessoas para cuidar dos idosos nos próximos anos. Com essa mudança a UnATI deixa de ser vinculada a UEA e passa a ser a primeira universidade pública voltada para as pessoas idosas no Brasil. Isso é algo muito importante porque a Fundação, além de ter autonomia administrativa e financeira, poderá captar recursos de fora, em instituições privadas e do governo federal através dos Ministérios da Educação e de Ciência e Tecnologia. Será um sonho realizado.”, afirmou Doutor Euler.
A UnATI atende atualmente cinco mil idosos matriculados em 40 cursos diferentes, além de ofertar cursos de graduação e pós-graduação, que formam gerontólogos para atender as necessidades das unidades de saúde do Estado.
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
Prefeitura recebe conclusão do licenciamento do Iphan para Parque Encontro das Águas!
Governo do Amazonas se antecipa na criação de alternativas para enfrentar a estiagem no AM
Governador Wilson Lima entrega rua Desembargador Anísio Jobim, que dá acesso ao Parque Encontro das Águas
Governador Wilson Lima anuncia Serafim Corrêa como novo secretário do Amazonas, confira outros nomes
Armando Mendes, filho de Amazonino Mendes, recebe pelo seu pai diploma de Honra ao Mérito comemorativo aos 27 anos da ESPI
Conselheiro Josué Neto receberá “Medalha do Mérito Acadêmico” por suas contribuições