Amazonas
Ave silvestre Frango-d’água-azul é resgatada no Parque das Nações, em Manaus

Publicado
6 anos atrásem
A Polícia Militar regatou uma ave silvestre, conhecida como frango-d’água-azul, por volta das 20h desta segunda-feira (04/02), no Parque das Nações, zona Norte. A ocorrência foi atendida pelo Comando de Policiamento Ambiental da Polícia Militar do Amazonas, por meio do Batalhão de Policiamento Ambiental.

A ave foi resgatada na noite da última segunda-feira (4) no bairro Parque das Nações. / Foto: Reprodução/DCS-PMAM
Os policiais militares, sob o comando do 2º tenente Cordovil, foram até a rua Perimetral Espanha após contato pelo celular da companhia (linha direta). Uma mulher de 29 anos havia acionado a PM e estava resguardando a ave, cujo nome científico é Porphyrio martinicus.
Ela disse que seu animal de estimação, um gato, havia capturado a ave, que foi entregue aos policiais com um pequeno ferimento na altura do pescoço. Segundo o tenente Cordovil, o ferimento, aparentemente, não é grave. O animal foi resgatado e levado até a sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Conheça a ave
O frango-d’água-azul é conhecido também como jaçanã (Maranhão) e tauá-tauá-azul (Amapá). Em algumas regiões, como no Maranhão, são cinegéticos, sendo muito caçados a partir de março, quando trocam todas as penas das asas ao mesmo tempo e ficam impossibilitados de voar. Os ovos também são alvo de predação pelo homem, fatores que podem contribuir para o declínio da espécie nestas regiões.
Seu nome científico significa: do (grego) porphurion, porphyrio = galinha do pântano; e do (latim) martinicus = referente à ilha de Martinica no Caribe, referente ao continente americano identificado pela ilha da Martinica.

A ave Mede cerca de 35 centímetros de comprimento, com envergadura de 50 a 55 centímetros. / Foto: Ronaldo Koloszuk
Seu peso está entre 203 e 305 gramas para os machos da espécie e entre 142 e 291 gramas para as fêmeas. Geralmente o frango d’água mais conhecido do país; ao contrário do frango-d’água-comum (Gallinula chloropus), tem um escudo chato e azul esbranquiçado, pernas amarelas e “farol de ré” branco não bipartido. Imaturo parecido com o frango-d’água-comum, mas de coloração pardo-amarelada, podendo lembrar um maçarico ou uma jaçanã jovem.
Eles aparecem por todo o Brasil e também do sudeste dos Estados Unidos e México até o norte da Argentina. É migratório, praticamente desaparecendo do sul do País durante o inverno.
*Com informações de assessoria
??⚖️ 29 ?️ @boleirosnaativa ? É de Cristo de onde vem a Paz!

Você Poderá Gostar
Curta Metragem sobre a Lenda Urbana dos Irmãos Aragão
Polícia prende personal trainer por estupro de vulnerável e resgata jovem de cárcere privado em Manaus
Homem que fez teste para a função de repositor, agride gerente de supermercado com garrafa de azeite na cabeça, em Manaus!
Homem toca partes íntimas de passageiro em ônibus e descobre que vítima é policial
Homem é morto a tiros dentro de carro no bairro Petrópolis
Mais de 150 mil pessoas participam do Réveillon Manaus 2025 na Ponta Negra, confira como foi o espetáculo