BOATOS de sequestro de crianças em Manaus tomam conta das redes sociais - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Polícia

BOATOS de sequestro de crianças em Manaus tomam conta das redes sociais

Publicado

no

Nós da equipe do Portal No Amazonas é Assim percebemos que nos últimos dias uma crescente onda de boatos ou fake news, têm tomado conta das redes sociais. Um verdadeiro terrorismo virtual está se instalando nos grupos de WhatsApp.

Uma série de áudios alertam que um carro estaria sequestrando crianças em diversos bairros de Manaus. Um dos áudios diz que o carro é um Jipe branco, outro que é um HB20 branco, outro que o carro é preto, sempre sem placas e as informações falsas tem sempre como fonte uma irmã da igreja ou um pastor.

Mensagens fotos de um jipe branco estacionado afirmam que o veículo estaria sendo usado nos supostos sequestros das crianças. A situação começou a ficar mais grave quando começaram a ser postadas fotos de três homens, com a legenda que afirmava que se tratava dos supostos sequestradores. Essas falsas afirmações estão circulando pelas redes sociais desde o último domingo (21).

LEIA TAMBÉM  Saiba quem é o homem que tatuou o nome dele no rosto da ex namorada

Mediante a repercussão dos boatos, um dos homens que aparece na foto, o empresário Guilherme Alves, foi até uma delegacia da capital para registrar um Boletim de Ocorrência, após ter a foto e de colegas, compartilhada nas redes sociais como sequestradores de crianças em Manaus.

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp

A foto em questão vem sendo amplamente compartilhada e o empresário alega estar sendo vítima de uma Fake News (notícia falsa), juntamente com os outros funcionários que aparecem na foto. Além disso ele informou que a informação falsa iniciou nos municípios do Amazonas.

BOATOS de sequestro de crianças em Manaus – Imagem: Reprodução do Whatsapp

Está repercutindo essa minha foto onde estão dizendo que eu estou sequestrando crianças, vendendo órgãos. Que os funcionários estão sequestrando crianças e tudo mais. Isso começou em Cacau Pirêra, no domingo já estava em Itacoatiara, em quase todos os portais de notícias”, explicou o empresário.

LEIA TAMBÉM  Caso Lucas : Familiares oferecem generosa recompensa por pistoleiro responsável pela morte do sargento Lucas

O empresário ainda explicou que a preocupação em relação as falsas notícias iniciaram na segunda-feira (22) quando as fotos passaram a ser compartilhadas em Manaus. “A informação chegou na minha família. Estava no Riacho Doce, em todos os lugares, dizendo que nós éramos sequestradores e que era para tomarem cuidado, que estávamos em um carro branco e em outro prata. Ainda tem áudios, inclusive, com pessoas chorando.”, desabafou.

O homem disse ter medo de algo pior acontecer com ele devido as falsas acusações estarem sendo compartilhadas. “As pessoas estão compartilhando sem ao menos saber se é verdade. Já pensou se eu estou por aí sem saber dessa notícia e me matam? Então isso fica complicado. Antes de você compartilhar uma informação sobre alguma pessoa você tem que averiguar, procurar saber se a polícia está sabendo dessa notícia. É mais certo você compartilhar quando é da polícia”, ressaltou Guilherme.

LEIA TAMBÉM  Homem é suspeito de atear fogo na casa ex-esposa por não aceitar separação, no Amazonas

Após registrar o BO, o homem foi orientado a procurar a Delegacia Especializada em Crimes Cibernéticos (DERCC) onde o caso deverá ser investigado para saber os autores da propagação dos boatos.

Saiba se criar e compartilhar fake news é crime

No Brasil, o Código Penal prevê três configurações de crimes ligados a boatos e mentiras, os chamados crimes de honra. São eles: calúnia, difamação e injúria.

Veja o que cada um significa e as penas previstas:

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp
  • Calúnia: Caluniar alguém, imputando-lhe falsamente fato definido como crime.
  • Pena: detenção de seis meses a dois anos e multa.
    Difamação: Difamar alguém, imputando-lhe fato ofensivo à sua reputação.
  • Pena: detenção de três meses a um ano e multa.
  • Injúria: Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro.
  • Pena: detenção de um a seis meses e multa.Todos têm penas semelhantes, e a detenção menor que quatro anos pode ser convertida em cesta básica e outros serviços.

Perfis de Instagram também compartilharam os boatos de sequestro de crianças para roubo de órgãos – Imagem: Reprodução do Instagram

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…

Notícias da ALE-AM

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Curta a gente no Facebook

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Águas de Manaus

Últimas notícias da Águas de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações