O presidente da república, Jair Bolsonaro, nesta sexta-feira (1/4) descumpriu o acordo que havia feito de excluir os produtos da Zona Franca de Manaus (ZFM) da redução de 25% do Imposto sobre Produtos Industrializados
Bolsonaro descumpre acordo com Zona Franca de Manaus – Imagem: Divulgação
O novo decreto do IPI foi publicado no diário oficial desta sexta (1º) mantém a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), de 25% até maio, sem excluir produtos da Zona Franca de Manaus.
A decisão surpreendeu a todos pois o esperado para o dia de hoje era que Bolsonaro ampliasse a redução do IPI para 33% deixando os produtos da Zona Franca de Manaus de fora.
Zona Franca de Manaus
A isenção do imposto para as empresas da ZFM é uma das principais vantagens comparativas que incentiva o polo industrial de Manaus.
Com o decreto de hoje, Bolsonaro empurra em um mês os 25% do IPI também para os produtos saídos da ZFM.
O corte do IPI em 25% foi estabelecido no fim de fevereiro e, inicialmente, produziria efeitos a partir deste 1º de abril. Com o decreto anunciado na quinta-feira, o início da eficácia da medida passa a ser em 1º de maio.
Ou seja, o caso virou novela e só quem perde são trabalhadores do polo Industrial que sofrem com a incerteza de permanência das indústrias no Amazonas