Bolsonaro nomeia militar economista para ministro da Educação - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, Terça-Feira, 16 de Abril de 2024

Política

Bolsonaro nomeia militar economista para ministro da Educação

Publicado

no

O militar da reserva da Marinha e especialista em finanças Carlos Alberto Decotelli é o novo ministro da Educação do governo Jair Bolsonaro (sem partido). O anúncio foi feito hoje pelo presidente em sua página no Facebook. Ele assumirá a vaga deixada por Abraham Weintraub, que pediu demissão na semana passada.

Na condição de oficial da Marinha, Decotelli é tido como uma nomeação de confiança do núcleo militar do governo. – Imagem: Divulgação

Decotelli é bacharel em Ciências Econômicas pela Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), mestre pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), doutor pela Universidade de Rosário (Argentina) e tem pós-doutorado pela Universidade de Wuppertal (Alemanha).

LEIA TAMBÉM  Presidente Roberto Cidade afirma que ‘Amazonas Meu Lar’ resgata a dignidade das famílias

Na condição de oficial da Marinha, Decotelli é tido como uma nomeação de confiança do núcleo militar do governo.

Entre fevereiro e agosto de 2019, o financista atuou como presidente do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação). Antes disso, trabalhou junto à equipe de transição do governo, formada após a vitória de Bolsonaro na eleição de 2018.

LEIA TAMBÉM  Agenda Suspensa : David Almeida tá com Coronavírus!

Decotelli assume um ministério enfraquecido politicamente pelas polêmicas relacionadas a Weintraub. O ex-ministro caiu depois de provocar a irritação de vários setores em virtude de declarações controversas e ataques a adversários do presidente e outras nações —como a China, principal parceria comercial do Brasil.

LEIA TAMBÉM  Presidente Josué Neto faz balanço dos 60 dias de gestão à frente da Aleam

O episódio mais grave envolvendo Weintraub tornou-se público após a divulgação do vídeo da reunião ministerial do dia 22 de abril. Na ocasião, ele chamou ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) de “vabagundos” e disse que, por ele, estariam todos presos. A fala acirrou a briga institucional entre os poderes.

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp

Decotelli é o terceiro nome a ocupar a chefia do Ministério da Educação no governo Bolsonaro. Antes dele e de Weintraub, o cargo foi ocupado por Ricardo Vélez Rodriguez.

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.

Notícias da ALE-AM

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Curta a gente no Facebook

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Águas de Manaus

Últimas notícias da Águas de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações