Cafeína pode aliviar sintomas de TDAH, diz estudo - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Internacional

Cafeína pode aliviar sintomas de TDAH, diz estudo

Publicado

no

A cafeína pode ser uma aliada no tratamento de sintomas do transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), sugere um novo estudo recém-publicado na revista científica Nutrients. O trabalho, conduzido por pesquisadores da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Aberta da Catalunha (UOC), na Espanha, concluiu que um consumo da substância indicado por especialistas pode aumentar a capacidade de atenção e retenção de informações em adolescentes e adultos que sofrem do distúrbio psiquiátrico.

Cafeína pode aliviar sintomas de TDAH, diz estudo – Imagem: Divulgação

De acordo com os responsáveis pelo estudo, o tratamento com cafeína “aumenta a atenção e melhora o aprendizado, a memória e a discriminação olfativa sem alterar a pressão arterial e o peso corporal”. Eles explicam que os medicamentos atuais utilizados para o TDAH podem ter uma série de efeitos colaterais e não funcionam de forma ampla para todos, por isso a busca por novas formas de aliviar os sinais da doença.

LEIA TAMBÉM  Vídeo: Homem é preso depois de prender cachorro em balões e soltá-lo para "voar"

“O arsenal terapêutico para aliviar o TDAH é limitado e há certa controvérsia em torno do uso de alguns tipos de medicamentos e estimulantes, principalmente na infância e adolescência. É por isso que é útil estudar a eficácia de outras substâncias, como a cafeína”, explica um dos principais autores do estudo, em comunicado, Javier Vázquez, pesquisador do laboratório de neurociências da Universidade, Cognitive NeuroLab.

Mudanças nas regras da Covid-19: Queiroga estuda liberar máscaras e testes para turistas

A equipe do laboratório realizou, então, o que afirma ser a primeira análise sistemática de todos os estudos que pesquisaram os efeitos da cafeína em pacientes com o transtorno já publicados até setembro de 2021. De acordo com os cientistas, a conclusão foi de que a substância promoveu um aumento da atenção, melhora da concentração, benefícios de aprendizagem e resultados positivos em alguns tipos de memória.

LEIA TAMBÉM  Morre o segundo jornalista no Catar, Khaled estava fazendo a cobertura da Copa do Mundo

“Essa substância melhora esses tipos de procedimentos cognitivos e aumenta a capacidade e flexibilidade tanto na atenção espacial quanto na atenção seletiva, bem como na memória de trabalho e memória de curto prazo”, enfatizou Vázquez.

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp

No entanto, ele destaca que, para outros sintomas característicos do TDAH, como hiperatividade e impulsividade, a cafeína não apresentou melhoras significativas.

“Os resultados são muito positivos, mas devemos ter muito mais cuidado ao prescrever um tratamento médico à base de cafeína para esses sintomas. Em diagnósticos em que o problema é puramente atencional, a cafeína pode ser uma terapia adequada, mas se houver presença sintomatológica de hiperatividade ou impulsividade, devemos ser mais cautelosos”, afirma o pesquisador.

O transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)
O TDAH é uma patologia psiquiátrica cujo número de diagnósticos tem crescido de forma acelerada nos últimos vinte anos. Na Espanha, país onde o estudo foi conduzido, a estimativa é que o distúrbio esteja presente entre 2% a 5% das crianças, e cerca de 4% da população adulta. No Brasil, são mais de 2 milhões de pessoas com o transtorno, segundo informações da Organização Mundial de Saúde (OMS).

LEIA TAMBÉM  Mãe é presa tentando vender a virgindade da filha de 13 anos

Vázquez explica que a doença tem uma prevalência maior no público infantil, mas que também não é diagnosticada de forma correta entre os mais velhos. O tratamento varia entre os pacientes, mas pode envolver medicamentos e medidas não farmacológicas, como terapia cognitiva comportamental.

“Queremos enfatizar que não somos contra a medicação para TDAH, mas estamos abertos a investigar todas as alternativas possíveis para melhorar esse tipo de transtorno e a poder usar a cafeína do ponto de vista terapêutico com todo o acompanhamento médico adequado”, acrescentou o pesquisador do Cognitive Neurolab.

Cafeína pode aliviar sintomas de TDAH, diz estudo – Imagem: Divulgação

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…
Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp

Mulher...mãe....apaixonada....webwriter e sócia proprietária do Portal No Amazonas é Assim...E minha história continua ❤

Continue Lendo
Publicidade Confira as últimas notícias do TCE-AM

Notícias da ALE-AM

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Curta a gente no Facebook

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Águas de Manaus

Últimas notícias da Águas de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações