Publicado
12 anos atrásno
Existe uma grande discussão envolvendo o centenário dos bois de Parintins. Alguns afirmam que um boi não vai fazer centenário em 2013, outros afirmam que o outro também não, e tem os que afirmam que os dois farão 100 anos em 2013. O centenário mais contestado é o do boi Caprichoso.
O povo do Garantido e algumas pessoas do próprio boi Caprichoso afirmam que o boi Caprichoso não irá completar 100 anos em 2013. Existem muitas versões sobre isso, muitos afirmam que o boi Caprichoso irá completar 88 anos, além de afirmarem que o boi Caprichoso nem é de Parintins, e que foi criado na Praça 14, em Manaus.
Outros afirmam que o boi Caprichoso foi criado por Emídio Vieira, que por amar a mulher do repentista e fundador do boi Garantido Lindolfo Monteverde, lançou o seguinte verso em desafio: “Se cuide que este ano eu vou caprichar no meu boi”. E Lindolfo respondeu: “Pois capriche no seu que eu garanto no meu”. Assim nasceu o nome do boi e a rivalidade foi crescendo com o passar dos anos.
Segundo a história oficial dada pela associação folclórica Boi-Bumbá Caprichoso, o criador do boi foi Roque Cid que migrou do nordeste para trabalhar nos seringais da Amazônia em busca de melhores condições de vida. Passou por algumas cidades, até chegar em Parintins, onde em 1913 fundou o boi-bumbá Caprichoso.
Já sobre o boi Garantido, existem menos versões sobre a sua fundação, porém, a divergência é em relação ao seu ano de fundação.
De acordo com o povo do boi Caprichoso, o boi Garantido fará 93 anos em 2013, e tem como prova uma toada de Chico da Silva que entrou para o CD do boi no ano de 1999, a parte polêmica diz o seguinte:
“BOI GARANTIDO É HISTÓRICO, É SABIDO
QUE MESTRE LINDOLFO MONTEVERDE
AOS 18 ANOS DE IDADE CONTIGO SONHOU…
BOI GARANTIDO DO POETA A OITAVA MARAVILHA
SEM REALIZOU…”
Se o boi Garantido tivesse sido criado em 1913, o mestre Lindolfo Monteverde teria 11 anos e não 18 anos. Confira a toada abaixo.
A versão do Garantido e de Dé Monteverde que é neto Lindolfo diz que aos 11 anos de idade Lindolfo ao brincar com seus amigos no quintal de casa, confeccionou seu boi de curuatá e o batizou de Garantido.
Aos 18 anos, em uma viagem ao Pará, Lindolfo teve sérios problemas de saúde e fez uma promessa a São João Batista dizendo que se ele ficasse curado, faria seu boi brincar por toda a sua vida. Curado, o boi Garantido virou “Boi de Promessa” e Lindolfo cumpriu sua promessa.
Devido ao fanatismo e a rixa entre os bois sobre o centenário ou não, nunca vamos chegar à verdadeira história. O fato é que essa rixa saudável entre os bois sustenta e engrandece o festival de Parintins
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
Igreja é atingda por deslizamento de terra durante velório no Amazonas
Batucada do Boi Garantido ensaiará no Complexo Booth Line na temporada 2025!
Visitamos o túmulo da Djidja Cardoso. Confira como está!
Amazonastur realiza ação em Parintins para fortalecer o turismo e regularizar empreendimentos
Parintins recebe ajuda humanitária e atendimentos médicos do governo de Wilson Lima
Amazonastur acompanha avanço das obras do museu dos Bois-Bumbás de Parintins