Cetam lança nove publicações em 2021 voltadas à educação profissional - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, quarta, 29 de maio de 2024

Amazonas

Cetam lança nove publicações em 2021 voltadas à educação profissional

Publicado

no

Em 2021, o Governo do Estado, por meio do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), lançou nove publicações voltadas à área da educação profissional. Os escritos servirão para nortear as equipes da instituição na aplicação dos cursos técnicos, de qualificação profissional e especializações técnicas ao longo dos próximos anos.

São eles: “Manual dos Gestores das Unidades de Educação Profissional e Tecnológica (UEPTs)”; “Manual acadêmico do estudante”; “Manual acadêmico do docente”; “Manual acadêmico de estágio profissional supervisionado dos cursos técnicos e especializações técnicas de nível médio das UEPTs”; “Diretrizes Pedagógicas Institucionais”; “Regimento interno do Cetam”; “Guia metodológico para o ensino remoto”; e os catálogos de cursos técnicos e de cursos de qualificação profissional.

Em 2021, houve a revisão dos dois catálogos de cursos do Cetam: o que é voltado à formação técnica e o que trata da qualificação profissional. Neles, todos os 411 cursos disponíveis no Cetam estão detalhados, desde a duração (carga horária) até o conteúdo programático e locais onde os formandos poderão atuar.

LEIA TAMBÉM  Defensoria requer da Vivo indenizações de até R$ 5,7 milhões por falhas na telefonia e internet no Baixo Amazonas

Desses 411 cursos, 81 são técnicos, 54 são especializações técnicas de nível médio e 276 são cursos de qualificação profissional. Ambos estão disponíveis em PDF, no site do Cetam (www.cetam.am.gov.br) e podem ser acessados a qualquer momento por quem tiver interesse em cursar algum deles.

O “Manual dos Gestores das Unidades de Educação Profissional e Tecnológica (UEPTs)” contém um conjunto de orientações voltadas às atividades de gestão nas unidades. O objetivo da publicação é orientar na organização das ofertas dos cursos, proporcionando melhor conhecimento e organização nas estratégias para maior eficiência e eficácia nos processos administrativos e acadêmicos.

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp

O “Manual acadêmico do estudante” foi elaborado para que todos tenham acesso às informações que dizem respeito às normas acadêmicas, questões de natureza pedagógica e legislações que orientam o ensino, a extensão e a pesquisa na Educação Profissional e Tecnológica.

LEIA TAMBÉM  Pela primeira vez, comunidade indígena recebe espetáculo do Festival Amazonas de Ópera

Orientações

Constam no “Manual acadêmico do docente” um conjunto de orientações voltadas às suas atividades na execução dos cursos. A intenção é subsidiá-los quanto aos procedimentos acadêmicos e administrativos propostos pela instituição, seus direitos, deveres e o regime disciplinar, proporcionando melhor conhecimento e organização na aplicação das estratégias didático-pedagógicas.

O “Manual acadêmico de estágio profissional supervisionado dos cursos técnicos e especializações técnicas de nível médio das UEPTs” expressa um conjunto de orientações práticas sobre as atividades obrigatórias de estágio enquanto componente curricular.

A publicação “Diretrizes Pedagógicas Institucionais” é uma referência importante e norteará todo o processo acadêmico da Educação Profissional e Tecnológica, que envolve o planejamento, a execução e avaliação, dentro de concepções e fundamentos teóricos, metodológicos e epistemológicos, preconizados nas bases legais da Educação Profissional e Tecnológica Nacional.

Compromisso com educação profissional

Segundo o diretor-presidente do Cetam, José Augusto de Melo Neto, as publicações são um trabalho intersetorial do Cetam, para a orientação das atividades e também para garantir um melhor atendimento dos alunos. “Os guias institucionais reiteram o nosso compromisso com as metas da educação profissional de forma colaborativa e transparente.”

LEIA TAMBÉM  Na Alemanha, Governo do Amazonas apresenta projeto de recompensas por manter a floresta conservada

O professor José Augusto reforça que foi graças ao “Guia metodológico para o ensino remoto”, uma das publicações, que as aulas puderam ser retomadas, de modo virtual, na capital e interior do estado. O guia foi elaborado pelo Cetam e lançado em fevereiro deste ano. Ele norteou gerentes e instrutores a darem prosseguimento aos cursos, sem prejuízo aos alunos.

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp

As publicações foram organizadas pela professora Cleide Porto, coordenadora pedagógica do Cetam. “A leitura atenta destes manuais deve ser realizada no início e durante toda a execução do curso, considerando que se trata de um instrumento norteador para a organização da jornada acadêmica. Neles estão contidas informações que contribuirão para o bom desempenho do aluno ao longo do curso”, disse Cleide

Foto: Cetam

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…

Criador de conteúdo, Editor de Vídeos e as vezes comediante Um amante da fotografia e vídeos cômicos Criando a vida dos meus sonhos um dia de cada vez Você não sabe o quanto eu caminhei… Para chegar até aqui…

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Curta a gente no Facebook

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações