Publicado
4 anos atrásno
Por
Jussara MeloO presidente Jair Bolsonaro (sem partido) cobrou hoje um posicionamento dos dois senadores do Amazonas na CPI da Covid — Omar Aziz (PSD) e Eduardo Braga (MDB) — sobre os recentes ataques criminosos ocorridos em Manaus, embora o primeiro já tenha se pronunciado. “Eles não são lá do Amazonas? Não cuidam do interesse do estado? Estou aguardando o pronunciamento deles. Já que está bem lá (no Amazonas), estão preocupados com a CPI…”, disse Bolsonaro na manhã de hoje, em registro do canal Foco do Brasil, no YouTube.
Aziz, que preside a CPI da Covid e foi governador e secretário de Segurança Pública do Amazonas, se pronunciou na noite de ontem sobre os ataques ocorridos na capital amazonense. Em vídeo, o senador do PSD elogiou o trabalho dos policiais militares e civis no combate ao crime organizado — “são homens e mulheres valorosos” — e pediu ajuda do governo federal no combate aos episódios de violência em Manaus. “É necessário unirmos forças nesse momento. O governador (Wilson Lima, do PSC) precisa pedir a Força Nacional. Tem que conversar com o Comando Militar na Amazônia para dar segurança à população em Manaus. Não se pode viver no terror”, cobrou.
Como secretário de segurança ou como governador convivi com policiais militares e civis, sei que existem mulheres e homens valorosos, que trabalham 365 dias por ano em prol da segurança da sociedade. pic.twitter.com/ORTMUcHoC7
— Omar Aziz (@OmarAzizSenador) June 6, 2021
Já Braga se pronunciou hoje pela manhã, logo após a veiculação da fala de Bolsonaro no canal Foco do Brasil, fazendo uma reflexão sobre o papel do Estado no combate ao crime. Em uma série de tuítes, o senador do MDB disse que, de início, para combater a criminalidade, deve-se agir de forma “organizada” e com “inteligência”, valorizando os profissionais de segurança pública. “E mais do que isso! É preciso investir na juventude, com esporte, emprego e lazer para que não caiam no crime”, afirmou, citando uma série de projetos da época em que governava o estado. “O que está sendo feito para prevenir e evitar que a juventude caia no crime?”, indagou.
Amigos!
Inicio essa segunda-feira refletindo sobre o papel do Estado no combate a criminalidade.
Enfrenta-se bandido com repressão organizada e inteligência.
Valorização dos profissionais da segurança.— Sen. Eduardo Braga (@EduardoBraga_AM) June 7, 2021
Desde a noite do último sábado (5), Manaus vive uma onda de ataques, com registros de incêndio em diversos bairros da cidade. Segundo o governo do AM, eles estão sendo motivados pela morte de um traficante. Pelos cálculos da Secretaria de Segurança Pública do AM, até a manhã de hoje, 15 ônibus e duas viaturas policiais foram incendiadas. Uma ambulância do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) também chegou a ser roubada e incendiada por criminosos.
Até a manhã de hoje, 16 pessoas foram presas sob suspeita de realizarem ataques na capital amazonense. Ontem, a delegada-geral da Polícia Civil do Amazonas, Emilia Ferraz, disse que 13 presos estavam envolvidos diretamente nos atentados. Hoje pela manhã, seguindo a linha do defendido ontem por Omar Aziz, Wilson Lima pediu ao Ministério da Justiça o envio de homens da Força Nacional ao AM com o objetivo de “reforçar o trabalho das forças de segurança do Estado”.
Criada em 2004, a Força Nacional de Segurança Pública tem, entre suas atribuições, executar atividades, em cooperação com os estados, de policiamento ostensivo em casos de perturbação da ordem pública e segurança das pessoas e do patrimônio. O envio da Força Nacional pode ser solicitado expressamente ao Ministério da Justiça por governadores. O tempo máximo de atuação é de dois anos mas, geralmente, o auxílio é disponibilizado por períodos mais curtos ou até o esgotamento da crise que deu origem à solicitação.
Confira a fala do Presidente Bolsonaro sobre onda de ataques no Amazonas no cercadinho:
Mulher...mãe....apaixonada....webwriter e sócia proprietária do Portal No Amazonas é Assim...E minha história continua ❤
Homem que fez teste para a função de repositor, agride gerente de supermercado com garrafa de azeite na cabeça, em Manaus!
Mais de 150 mil pessoas participam do Réveillon Manaus 2025 na Ponta Negra, confira como foi o espetáculo
Polícia Federal faz operação “Barões do Arcanjo” contra rede de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro no AM!
David Almeida sobre Alberto Neto : “Não resolve a data base dos colegas da polícia, vai resolver os problemas de Manaus?”
Após vitória no primeiro turno, Prefeito David Almeida quer reforçar propostas para Manaus
Renato Junior: Gigantes da Floresta é marco da gestão de David Almeida nas Zonas Norte e Leste