Home Notícias Manaus Cheia 2021: Praia da Ponta Negra está parcialmente encoberta pelas águas

Cheia 2021: Praia da Ponta Negra está parcialmente encoberta pelas águas

3 minutos lido
81

Com o rio Negro na marca recorde da maior enchente no Amazonas, ao alcançar os 29,97 metros, uma parte da praia do complexo turístico Ponta Negra está encoberta pelas águas escuras, deixando o ambiente ainda mais bonito para contemplação da cheia. A área mais próxima dos banheiros do calçadão e de acesso à escola de remo tem trechos cobertos pelo rio.

Praia da Ponta Negra está parcialmente encoberta pelas águas – Imagem: Divulgação
Praia da Ponta Negra está parcialmente encoberta pelas águas – Imagem: Divulgação

Por decreto, o prefeito de Manaus, David Almeida, passou a permitir o acesso à praia nos dias úteis da semana, de segunda a sexta-feira, de 6h às 17h. Além das questões de enfrentamento da pandemia da Covid-19, o Amazonas vive agora a maior cheia do rio Negro. Com a enchente, a área de praia está reduzida e os frequentadores devem respeitar as marcações feitas pelos salva-vidas do Corpo de Bombeiros, mantendo sua segurança.

Apesar do rio cheio, a praia perene está nivelada. Os salva-vidas estão na praia para prevenção e possível necessidade de resgate nas águas. Desde 2011, a praia não desaparece mais sob as águas do Negro durante a enchente. A técnica perene foi a mesma usada em praias famosas como a de Copacabana, no Rio de Janeiro, e nas ilhas artificiais de Dubai, nos Emirados Árabes.

A praia perene, que tem 4,8 mil metros quadrados, foi entregue durante a obra de requalificação da primeira etapa da Ponta Negra, no ano de 2012.

“Nossa principal orientação é para que os banhistas procurem as áreas conhecidas e demarcadas, previamente supervisionadas pelos salva-vidas. E usar de bom senso e agir com prudência. Há pessoas que não têm tanta habilidade em nadar ou tanta afinidade com a água, e não devem negligenciar a própria segurança, nadando para longe. Pode acontecer de se desgastarem fisicamente ou sentirem uma câimbra, entrar em pânico e iniciar um processo de afogamento”, alerta o sargento do Corpo de Bombeiros Leandro Nunes.

Outro conselho é evitar o consumo excessivo de bebida alcoólica, que altera o comportamento e pode levar a uma situação de risco. “A pessoa passa a se arriscar mais, principalmente os homens jovens, o que pode levar a um afogamento. Nossos rios passam seis meses na vazante e seis meses enchendo. O terreno não supervisionado pode ter algum buraco, pedras, paus. Importante saber onde vai tomar um banho. Na dúvida, consulte um bombeiro, salva-vidas ou guarda municipal”, alerta o sargento.

E as crianças, especialmente as menores de 8 anos, devem ficar aos cuidados e com atenção redobrada de pais e responsáveis.

A praia segue interditada nos finais de semana, feriados e pontos facultativos, e agentes de segurança, como os da Guarda Municipal e Polícia Militar, estão atuando para retirada de quem insiste em desrespeitar o uso correto no balneário. O parque é gerenciado pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).

Segurança no rio

A Prefeitura de Manaus ressalta que é importante respeitar as normas de uso do espaço e não ultrapassar o cordão de isolamento na água, colocado pela equipe de salva-vidas do Corpo de Bombeiros, que indica a área de segurança dos banhistas no rio. Além do horário indicado para banho – até as 17h – e a preocupação com as crianças dentro do rio, a recomendação principal é o cuidado no consumo de bebidas alcoólicas.

Os corpos permanentes de segurança, incluindo Guarda Municipal, com ciclopatrulha, a Polícia Militar e bombeiros atuam no monitoramento da praia e na segurança dos banhistas até 17h, bem como na segurança e manutenção do patrimônio de todo o complexo. Equipes da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) também reforçam a higiene do calçadão e da praia perene.

Pandemia

Mesmo com a flexibilização, a Prefeitura de Manaus ressalta a importância de proteção individual, com o uso de máscara, limpeza das mãos com lavagem e uso de álcool gel, além da manutenção do distanciamento mínimo.

Praia da Ponta Negra está parcialmente encoberta pelas águas – Imagem: Divulgação
Comentários com Facebook
Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por Jussara Melo
Carregar Mais Em Manaus

Leia Também

Marcelo Ramos reúne secretários de Saúde do interior do Amazonas para definir ações de combate à pandemia nos municípios

Após participar do 8º Congresso do Conselho Estadual dos Secretários de Saúde do Amazonas …