Publicado
3 anos atrásno
O segundo dia do mutirão Vacina Amazonas iniciou às 9h deste sábado (18/09) em nove pontos de vacinação ofertados pelo Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Manaus. Apesar da forte chuva na capital, todos os locais já ofertam doses de reforço para idosos acima de 70 anos que tomaram a segunda dose ou dose única até o dia 31 de março, além da aplicação da primeira e segunda doses para quem ainda não iniciou a imunização ou precisa completar o esquema vacinal.
Para o segundo dia de mutirão, a expectativa é a ampliação da demanda, principalmente com a retomada da vacinação em adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades, que tiveram a vacinação validada em Resolução da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), aprovada na tarde de ontem (17/09).
De acordo com a secretária executiva adjunta de Urgência e Emergência da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), Mônica Melo, todos os pontos estão com equipes a postos para atender a população.
“Conseguimos abrir no horário apesar de toda a chuva. Houve um pequeno atraso na saída dos imunizastes no carro da Semsa (Secretaria Municipal de Saúde), que é quem transporta e coordena, mas conseguimos abrir no horário acertado conforme a coordenação para iniciar, às 9h”, destacou.
Estrutura – No primeiro dia da 20ª edição do mutirão Vacina Amazonas, nesta sexta-feira (17/09), mais de 28 mil pessoas foram vacinadas contra a Covid-19. O Governo do Amazonas montou uma estrutura com mais de 90 postos de vacinação em nove pontos estratégicos da capital, contando com o reforço de 1,4 mil servidores do Estado atuando no atendimento à população que comparecer aos locais nos dois dias de mobilização (confira a lista ao final).
A ação é realizada em parceria com a Prefeitura de Manaus, que está disponibilizando seis pontos estratégicos e postos de vacinação que incluem 31 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A lista pode ser conferida no site Imuniza Manaus, no endereço https://semsa.manaus.am.gov.br/noticia/locais-de-vacinacao-covid-19/.
Dose de reforço – A terceira dose ou dose de reforço é destinada a dois públicos-alvos: idosos acima de 70 anos que tenham tomado a segunda dose ou dose única há seis meses e idosos de qualquer faixa etária abrigados em unidades de longa permanência.
O imunizante aplicado é o da Pfizer e, para a aplicação da dose de reforço, será usada a mesma carteira de vacinação em que foram registradas a primeira e segunda doses. Os locais de vacinação também estão disponíveis para aplicação da primeira e segunda dose para qualquer público acima de 12 anos.
Confira os postos de vacinação coordenados pelo Governo:
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
Governo do Amazonas anuncia construção de 160 novas unidades habitacionais na zona sul de Manaus
Governador Wilson Lima entrega 70 toneladas de alimentos para instituições sociais em 2024
Wilson Lima autoriza pagamento de abono do Fundeb de até R$ 13,5 mil para 32 mil servidores da Educação
Amazonas realiza mais de 770 neurocirurgias no HPS Dr. João Lúcio em 2024
Wilson Lima destaca ajuda humanitária a mais de 130 Comunidades Indígenas em encontro com ministra Sônia Guajajara
Magia do Natal: Multidão lota Largo de São Sebastião na abertura da temporada natalina