Colégio da PM, Áurea Pinheiro Braga, conquista bicampeonato brasileiro de futsal

706

As alunas do Colégio Estadual Áurea Pinheiro Braga, localizado na avenida Perimetral, bairro São José, Zona Leste de Manaus, trouxeram esta semana um importante título para casa, elas conseguiram uma importante vitória e se tornaram campeãs do Campeonato Brasileiro de Futsal Feminino na categoria infantil, realizado na cidade de Curitiba no Estado do Paraná.

Colégio da Polícia Militar CMPM IV é bicampeão brasileiro de futsal feminino - Imagem: Divulgação  PMAM
Colégio da Polícia Militar CMPM IV é bicampeão brasileiro de futsal feminino – Imagem: Divulgação PMAM

Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), com apoio do Ministério do Esporte e Grupo Globo, com patrocínio da Coca-Cola e apoio da Estácio, da Prefeitura de Curitiba e do Governo do Estado do Paraná.

O técnico da equipe Reinaldo Thompson lembrou que a escola já revelou vários atletas no esporte. “Em 2012, a destaque do time que disputou a final dos Jogos Escolares de Londrina era a ala Micaely Brasil, que foi convocada mais uma vez para a seleção brasileira sub-20. Essa foi a sua 20ª convocação para a seleção. É uma atleta habilidosa, que ainda vai dar muito o que falar”, disse Thompson.

O destaque desse ano, é a aluna Beatriz Pereira com a marca de 20 gols durante a competição. No ano passado, em João Pessoa (PB), quando a equipe conquistou o título da terceira divisão, a atacante amazonense marcou 11 gols em toda a competição e nesse ano já havia anotado oito. Com o nono gol, ela alcançou a marca de 20 gols em duas edições dos Jogos Escolares da Juventude. “Minha mãe (Cleide Pereira) também jogava futsal. Inclusive, ela diz que jogava enquanto eu estava na barriga dela”, disse Beatriz.

A Escola Estadual Áurea Pinheiro Braga é uma escola militar de tempo integral. É referência nacional em qualidade de ensino, tanto que está em segundo lugar no Ideb em todo o Brasil. O Ideb é calculado com base no aprendizado dos alunos em português e matemática (Prova Brasil) e no fluxo escolar (taxa de aprovação).

Histórico de disciplina demonstram os resultados:

– Primeira escola pública conquistar dois títulos consecutivos em esporte coletivo;
– Segunda a ter uma atleta que conquiste medalhas de ouro em dois esportes (Luta Olímpica e Futsal) distintos, por dois anos consecutivos;
– Terceira ter um atleta que tenha conquistado em apenas duas Edições dos Jogos Escolares da Juventude, 6 medalhas de ouro;
– Quarta escola a igualar o feito da Equipe de handebol da década de 70, porém, naquele período, eram escolhidos os melhores atletas dos JEA’S, para representarem o Amazonas na fase Nacional. Agora, todos os atletas precisam estar matriculados na mesma escola, o que torna a tarefa mais difícil.

Com informações da Diretoria de Comunicação Social – DCS

Comentários