Publicado
3 anos atrásno
No início das aberturas de apuração das notas do 54º Festival Folclórico de Parintins, foi lido uma carta feita pela Comissão Julgadora que narrava sobre o movimento “Black Face” em relação aos personagens folclóricos Catirina e Pai Francisco. O clássico casal de escravos que trabalhava em uma fazenda. Ela grávida, teve o desejo de comer língua do boi mais especial da fazenda. Assim sendo. Um ponto muito importante no auto do boi.
No Facebook, o polêmico poeta amazonense Simão Pessoa, usou a sua rede social para expressar sua indignação à respeito do ocorrido.
“Eu ia assistir à apuração do Festival de Parintins, mas já desisti. Quando ouvi a leitura da carta aos bumbás, feita pela Comissão Julgadora, reclamando de que “Pai Francisco e Mãe Catirina serem retratados do jeito que são é uma expressão secular de racismo” já percebi que os julgadores não são do ramo – e que pode acontecer de tudo, até mesmo o Garantido ser campeão.
Porra, desde que o Avé-Lallemant viu um boi bumbá em Manaus, nos anos 1850, Pai Francisco, Mãe Catirina, Cazumbá e Guiomá já eram retratados desse jeito por serem os elementos humorísticos do auto (sendo que as duas mulheres devem ser necessariamente homens fantasiados de mulheres).
Querer mudar a “forma original” dos personagens por causa do famigerado “politicamente correto” é de uma estupidez bizantina. Luis Câmara Cascudo deve estar rolando de rir na sepultura. Vaprapurra!”
Divulgamos as principais notícias, nossas belezas naturais, nossa cultura ribeirinha, além dos já conhecidos assuntos meramente cômicos. #NoAmazonasÉAssim
Arena da Amazônia será palco da magia do Festival de Parintins, em noite de Arena Planeta Boi
Primeiro Bar do Boi da temporada está acontecendo agora no Sambódromo com entrada gratuita!
Segredo do Monumento ao Pop da Selva está sendo guardados a sete chaves pela família
Boi Caprichoso anuncia o seu levantador de toadas; Patrick Araújo é o nome da emoção
Identificado o condutor de JetSki que jogou um “banzeiro” na live do Boi Bumbá Caprichoso
Gringos piram durante show do Caprichoso com o hit “O Amor está no ar”