Publicado
5 anos atrásno
Acessível somente de barco ou de avião, São Gabriel da Cachoeira fica a 850 quilômetros de Manaus, fazendo fronteira com a Colômbia e a Venezuela. Apesar de longínqua, a cidade é emoldurada por muitas belezas naturais como a floresta Amazônica e suas imponentes serras e as corredeiras do Rio Negro, além de praias fluviais de areias branquinhas e cachoeiras. São Gabriel além de ter a serra da Bela Adormecida é também o principal acesso para o pico da Neblina, o ponto mais alto do Brasil, a 3.014 metros de altitude.
São Gabriel da Cachoeira é um município muito particular no Amazonas. Não apenas pelo seu isolamento geográfico , nem por suas paisagens deslumbrantes, mas principalmente por sua população. Cerca de 90% dos habitantes de São Gabriel da Cachoeira são indígenas, o que confere a ela o título de cidade mais indígena do Brasil.
A cidade destaca-se ainda por abrigar 23 etnias indígenas , distribuídos em povoados, os quais são os principais responsáveis por produzir um rico artesanato admirado no Brasil e no exterior. As peças são encontradas na sede da Federação das Organizações Indígenas do Alto Rio Negro (FOIRN) onde estão, ainda, publicações relativas aos povos e fotos históricas.
Os indígenas falam um português arrastado, a maior parte dos habitantes acaba por conversar mesmo nas suas línguas nativas, o que pode ser comprovado facilmente ao andar pelas ruas da cidade.
Conhecida popularmente como “Bela Adormecida” a serra de Curicuriari domina a paisagem de de São Gabriel da Cachoeira e é um dos mais belos cartões postais da Amazônia brasileira.
Se pararmos para olhar atentamente , a serra de Curicuriari lembra uma mulher deitada, dai o nome de “Bela Adormecida”. Essa visão dessa imensa formação rochosa, que por vezes fica parcialmente coberta pela neblina, é de tirar o fôlego, especialmente durante o nascer do sol.
Acessada somente de barco ou avião, a Serra da Bela Adormecida une montanhas, cachoeiras e praias fluviais de uma beleza única, típica do Norte do país.
Em abril de 2016 iniciou-se um projeto de tornar a área como atrativo de turístico ecológico (Ecoturismo). Foram realizadas oficinas na comunidade Kurika, foz do Rio Curicuriarí pela Associação Indígena Água e Terra – Ahköiwi, dessa vez para definir os próximos passos da construção do projeto.
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Atualmente, participo de diversas ações e discussões na área de cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo, além de ações sociais.
A Lenda da Boiúna, a Cobra Grande
Cidade Empreendedora é lançado em São Gabriel da Cachoeira e promete fortalecer os negócios locais e culturais
Em São Gabriel da Cachoeira, Sebrae Amazonas vai implantar programa de transformação socioeconômica!
MP-AM instaura Procedimento para atuação contra atos de violência nas escolas do Amazonas
Mais de quatro mil estudantes recebem ‘Aluno Ouvidor’ em São Gabriel da Cachoeira
Dia mundial do Rim: confira as doenças mais comuns e saiba como se prevenir!