Uma das iguarias tradicionais do estado do Maranhão, a farofa de gongo contém alto teor de proteína e pode ser consumido frita ou até mesmo cru. O famoso “GONGO” uma larva da iguaria maranhense, retirado do coco babaçu, serve como alimento, podendo ser ingerido ainda cru ou frito.
Como preparar a farofa de gongo
Para ficar melhor, as pessoas fazem uma farofa. Neste artigo mostraremos o passo a passo para você preparar sua farofa de gongo.
- Para iniciar a receita, depois de tirar o gongo do caroço de coco, pegue as larvas e limpe em água corrente ainda vivas.
- Após a lavagem, coloque em uma panela para fritar sem nada de óleo. Por possuir alto teor de proteína, o gongo tem gordura saudável, da mesma forma que a gordura de porco.
- Deixe fritar até atingir o ponto desejado e escorra todo o óleo. O óleo pode ser usado para temperar outras refeições.
- Acrescente farinha de mandioca ou arroz, adicione sal a gosto e sirva.
Além da farofa, o gongo pode ser servido como petisco acompanhado de bebidas, vinho ou sucos. Alguns restaurantes já usam a iguaria misturada à massa de cará roxo ou branco, batata, batata doce e macaxeira, que são receitas herdadas do povo indígena Paiter Suruí, que vive nas regiões de Rondônia (RO) e Mato Grosso (MT).
Como preparar a farofa de gongo