Confira a 1ª pesquisa eleitoral após o caso do Roberto Jefferson, parceiro fiel de Bolsonaro - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Política

Confira a 1ª pesquisa eleitoral após o caso do Roberto Jefferson, parceiro fiel de Bolsonaro

Publicado

no

President do Brasil Jair Bolsonaro / Foto : Divulgação

Muita gente estava aguardando as novas pesquisas mais reta final para se confirmar a estabilidade ou mesmo se teria algum efeito o caso do ex-deputado e apoiador fervoroso de Bolsonaro Roberto Jefferson. Pois bem, saiu agora a nova rodada da Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta, 26, mostra oscilação positiva do ex-presidente , que subiu de 47% para 48% dos votos totais, e estabilidade do presidente , que manteve os 42% de votos que tinha na a anterior, de 19 de outubro.

O levantamento é o primeiro que, de fato, mostra o impacto do absurdo episódio envolvendo no último final de semana. O ato transloucado do delinquente que recebeu a Polícia Federal com tiros e granadas pode ter freado o movimento de crescimento que Bolsonaro vinha desenhando nos últimos dias. As informações são da Revista Veja.

A atitude de Roberto Jefferson deixou no ar um sentimento de que a violência desse grupo radical que apoia o presidente não é apenas verbal. Esta coluna já alertou, em diversos momentos, que dar espaço a esse discurso extremista pode acabar mal, exatamente como aconteceu no domingo.

LEIA TAMBÉM  Roberto Cidade lança da pré-candidatura a deputado estadual em Humaitá

Numa eleição que tem sido disputada ponto a ponto, o crescimento pequeno de Lula a 4 dias do segundo turno pode ser determinante para a vitória do ex-presidente.

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp

Entre os principais ganhos do petista, destaque para o crescimento de 4 pontos na região Sudeste, onde Lula passou de 39% para 43% dos votos enquanto Bolsonaro oscilou negativamente, de 47% para 46%. Lula também conseguiu crescer ainda mais no Nordeste, de 67% para 69%, enquanto seu principal adversário caiu de 25% para 23%.

O petista ampliou sua vantagem entre as mulheres e foi de 48% para 50% dos votos femininos. Bolsonaro subiu de 39% para 40% entre elas. No eleitorado masculino, os dois cresceram: Lula foi de 45% para 46% dos votos e Bolsonaro subiu de 43% para 45%.

Lula também teve crescimento significativo entre os eleitores de nível superior (de 38% para 41%) e entre quem ganha mais de 5 salários mínimos (de 39% para 44%). No grupo dos mais ricos, inclusive, o petista encostou em Bolsonaro. A distância que era de 9 pontos há uma semana, agora é de apenas 2 pontos percentuais.

LEIA TAMBÉM  Governo Lula se compromete em vetar artigos que desviariam recursos do Sesc e do Senac para a Embratur

O sinal de alerta para Lula aparece quando são considerados apenas os chamados “likely voters”, como a Quaest define aqueles eleitores que têm maior probabilidade de votar nas eleições. A abstenção prejudica o petista e diminui sua vantagem em relação a Bolsonaro.

Quando são considerados apenas esses “likely voters”, Lula tem 52,1% e Bolsonaro tem 47,9% das intenções de voto. A diferença que é de 6 pontos nos votos totais passa a ser de apenas 4,2 pontos nesse cenário. Por isso é tão importante que o petista consiga engajar artistas e influenciadores que já declararam seu voto no ex-presidente para motivar os eleitores a irem votar no domingo.

Outro contraponto importante nas boas notícias para Lula vem dos dados de eleitores da senadora Simone Tebet, que tem dado apoio forte ao ex-presidente. A estratégia de Simone para convencer seus quase 5 milhões de eleitores a votarem em Lula nessa segunda etapa não está funcionando como planejado.

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp

Segundo a Genial/Quaest, 28% dos eleitores de Tebet afirmam que vão votar em branco, nulo ou simplesmente não vão votar. Além disso, 25% indicam voto no presidente Jair Bolsonaro, índice maior do que os 21% que apontam voto em Lula. Outro dado importante e que representa uma oportunidade para os dois candidatos é que 26% dos eleitores da senadora ainda estão indecisos sobre sua escolha dia 30.

LEIA TAMBÉM  Band Amazonas promove primeiro debate com candidatos a Prefeito de Manaus

Embora os institutos tenham errado muito no primeiro turno, a segunda etapa da disputa tem apontado para o mesmo caminho em todos os levantamentos: o vencedor terá uma margem pequena de vantagem e, por isso, cada voto conquistado nos próximos dias será precioso para garantir a eleição.

President do Brasil Jair Bolsonaro / Foto : Divulgação

President do Brasil Jair Bolsonaro / Foto : Divulgação

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…

Notícias da ALE-AM

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Curta a gente no Facebook

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Águas de Manaus

Últimas notícias da Águas de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações