Confira os 5 maiores tambaquis já pescados no Brasil! - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, sábado, 04 de fevereiro de 2023

Curiosidades Amazônicas

Confira os 5 maiores tambaquis já pescados no Brasil!

Publicado

no

Confira os 5 maiores tambaquis já pescados no Brasil!

Sem sombra de dúvidas um dos peixes mais deliciosos do Amazonas é o tambaqui! O tambaqui é rei. O tambaqui faz parte de uma das maiores iguarias da culinária amazonense e é um peixe para se comer com os amigos e parentes. Apesar de ser típico do Amazonas, ele também “dá” em outras partes do Brasil. Antigamente, era comum capturar exemplares com até 45 quilos. Atualmente, por causa da sobre-pesca, praticamente não existem indivíduos desse porte. Ainda assim, a curiosidade sobre qual seria o maior tambaqui pescado desperta interesse.

Há relatos na mídia de grandes exemplares de tambaqui pescados nos últimos anos e buscando saber qual deles foi o maior já registrado.

Confira a lista do maior tambaqui já pescado:

5º Lugar – Tambaqui pescado com pão de queijo de 39 kg – Rio Teles Pires – Mato Grosso

Usando uma isca de pão de queijo, o pescador James Antônio de Souza, que mora em Alta Floresta, conseguiu pegar o maior peixe da vida dele. O feito ocorreu em julho de 2015, no Rio Teles Pires em Carlinda, e o peixão tinha 39 kg. Na época, o pescador bateu o recorde anterior, que era um tambaqui de 38 kg pego em 2014 na região. O pão de queijo, segundo ele, é a isca preferida dessa espécie de peixe.

Confira foto:

Publicidade

⚠ Siga-nos no Facebook ⤵ 🏹

Confira os 5 maiores tambaquis já pescados no Brasil!

Tambaqui pescado em Carlinda – MT

4º Lugar – Tambaqui de 40 kg no Açude Boqueirão – Paraíba

O pescador Francisco das Chagas Morais, de 52 anos, capturou em setembro de 20 um tambaqui monstro 40 quilos. Segundo ele, este é o maior peixe já visto desde a inauguração do Açude Boqueirão, localizado no município de Parelhas, na região Seridó do Rio Grande do Norte. A barragem, cuja construção ficou pronta em 1988, é o segundo maior lago artificial do estado, com capacidade para 85 milhões de metros cúbicos d’água.

Veja:

Tambaqui de 40 kg no Açude Boqueirão – Paraíba

Tambaqui de 40 kg no Açude Boqueirão – Paraíba

3º Lugar – Tambaqui de 42 kg pescado em Lábrea – AM

42 quilos é o peso desse monstrão de tambaqui pescado no município de Lábrea por um dos moradores em maio de 2015. O tambaqui possui um dos melhores sabores entre os peixes e acabou sendo o mais procurado. Isto reduziu bastante a frequência em que esses gigantes passaram a ser vistos. Pelo menos temos o registro!

Imagem: Edmar Barros

 

2º lugar – Tambaqui de 45 kg pescado no Rio Purus – Pauini -AM

Um tambaqui monstro de de 45 kg foi pescado por ribeirinho no alto do Rio Purus, no município de Pauini em abril de 2015. O peixe foi pescado de anzol, e foi comprado pelo Sr. Ednaldo Afonso Lopes, que fez questão de tirar foto e postar para mostrar o tamanho gigante do tambaqui, que foi congelado para alimentação. Para saber mais sobre esse peixão, que à época fizemos matéria, você pode acessar aqui.

Veja:

Tambaqui de 45 kg pescado no Rio Purus – Pauini -AM

Tambaqui de 45 kg pescado no Rio Purus – Pauini -AM

 

1º Lugar – O Tambaqui de 60 kg é pescado no lago de Muriaé – Minas Gerais

E o maior tambaqui do Brasil não foi pego no Amazonas. Para se ter ideia, ele foi pego em novembro de 2020, durante uma pescaria no Lago da Fundação Cristiano Ferreira Varella, na cidade mineira de Muriaé. Lá os amigos conseguiram pegar um Tambaqui de 60 Kg e do tamanho de uma pessoa de estatura média ! Provelmente este é o maior tambaqui já pescado no Brasil segundo a família, porque não há registro de um maior.

Como o local é uma Fundação, o peixe alimentou muitos colaboradores da instituição. Claro, que o momento mais importante da pescaria brasileira foi registrado. O peixe foi capturado pelo empresário Lael Varella, o filho Luciano Varella e seus colaboradores da pescaria, os quais presenciaram este grande feito. O Lago da Fundação, como é conhecido, possui também outras espécies de peixes grandes, como o pirarucu.

Publicidade

⚠ Siga-nos no Facebook ⤵ 🏹

Confira os 5 maiores tambaquis já pescados no Brasil!

Tambaqui de 60kg pescado em MG

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Atualmente, participo de diversas ações e discussões na área de cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo, além de ações sociais.

Continue Lendo
Publicidade
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook

Agência de Desenvolvimento Sustentável

Matrículas 2023 para novos alunos

Matrículas 2023 para novos alunos

O Trabalho Não Vai Parar

O Trabalho Não Vai Parar!

Governo do Amazonas

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas Notícias do TCE-AM

Últimas Atualizações