Home Notícias Internacional Confirmado o 1º caso de gripe aviária H10N3 em humanos

Confirmado o 1º caso de gripe aviária H10N3 em humanos

1 minutos lido
230

Infelizmente, foi confirmado o primeiro caso caso de um homem infectado pela cepa H10N3 da gripe aviária no mundo. Nesta terça-feira (1º), a Comissão Nacional de Saúde da China (NHC) relatou o primeiro caso desta infecção em humanos, localizado na província de Jiangsu, na região leste do país asiático.

Confirmado o 1º caso de gripe aviária H10N3 em humanos – Imagem: Divulgação

Segundo a NHC, o paciente infectado é um homem de 41 anos. Ele foi hospitalizado no dia 28 de abril, após apresentar febre e outros sintomas. No entanto, o quadro do paciente é estável e já está pronto para receber alta do hospital, conforme informou a TV estatal CGTN.

As autoridades de saúde explicam que se trata de um caso de transmissão esporádica do vírus, que tradicionalmente infecta aves, para humanos. Além disso, argumentam que o risco de causar uma pandemia é extremamente baixo. No entanto, ainda não foram revelados detalhes de como o homem se infectou.

O que é a gripe aviária H10N3?
Existem muitas cepas diferentes do vírus da gripe aviária em circulação no mundo, como a recém-descoberta em um humano na China. Entretanto, casos de infecções desses vírus em humanos costumam ser esporádicos e tendem a acontecer, principalmente, com pessoas que trabalham com estes animais.

Entre os outros tipos de cepas da gripe aviária, está a H5N8. Neste caso, a H5N8 apresenta um risco baixo para humanos, mas pode ser letal tanto para aves selvagens quanto para as aves domésticas. Inclusive, a Rússia já reportou o primeiro caso de uma cepa do vírus deste vírus, no seu território, em humanos.

Quanto à H10N3, nenhum outro caso de infecção humana foi relatado anteriormente em todo o mundo, afirmou a NHC. “Nenhum caso humano de H10N3 foi relatado no mundo, e o vírus entre as aves é de baixa patogenicidade. Este caso é uma transmissão ocasional de aves para humanos, e o risco de disseminação em grande escala é extremamente baixo”, destacou a nota. Agora, pesquisadores devem iniciar uma análise dos dados genéticos do vírus identificado no homem de 41 anos e verificar as suas características.

Comentários com Facebook

Receba nossas notícias no seu e-mail 📩:
Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por Jussara Melo
Carregar Mais Em Internacional

Leia Também

Mulher chama a polícia por não acreditar que vizinha de 20 anos comprou a casa.

Uma jovem de 20 anos compartilhou na internet uma história bizarra ao ter se mudado para s…