Conheça 10 benefícios do biribá para a saúde

5022

O biribá, é uma fruta com sabor doce e agradável que é geralmente é consumido ao natural, é comercializado em forma de sorvete e sucos. A fruta é bastante sensível e requer cuidados especiais depois da colheita para não estragar. Os benefícios do biribá para a saúde são muitos e eficazes, além disso, a fruta possui ricas propriedades que beneficiam a saúde de todo corpo humano.

A época de produção na Amazônia é de janeiro a junho !!!

Fruta biribá – Imagem – Divulgaçãb

O biribá pode ser consumido in natura ou na preparação de sucos deliciosos, sua polpa também pode ser armazenada em saquinhos plásticos para congelamento. A polpa pode ser utilizada para variadas receitas culinárias tais como mousses, batidas, sorvetes, gelatinas, pudins, sucos, espumantes, bolachinhas, biscoitos e também para rechear sonhos e bolos.

O suco do biribá é rico em Vitamina C e potássio, proteínas, lipídeos, fibras e sais minerais tais como cálcio e ferro, além das vitamina B1, vitamina B2 e aminoácidos. O consumo regular ajuda no bom funcionamento intestinal e no fortalecimento do sistema imunológico. Então, confira agora os Benefícios do Suco de Biribá Para Saúde:

Benefícios do biribá Para Saúde:

1. Promove a Saúde do Coração:
O biribá possui um alto teor de magnésio, um mineral essencial no relaxamento dos músculos, inclusive do coração. Portanto, ao inserir o suco da fruta na sua dieta, é possível proteger o coração de diversos males, como ataques cardíacos, hipertensão, AVC, aterosclerose e derrames, por exemplo.

2. Promove a Saúde da Pele e Cabelo:
Devido às boas quantidades de vitamina A em sua composição, o biribá é considerado um excelente aliado nos cuidados com o cabelo e a pele. Isso porque ele é capaz de combater os radicais livres, principais causadores do envelhecimento precoce, prevenindo assim o aparecimento de rugas, linhas de expressão, manchas e sulcos na derma.

3. Benefícios do biribá contra o câncer:
O biribá na forma de suco, ganhou prestígio por apresentar expressiva atividade anticancerígena. O extrato, semente e folhas do Biribá foram capazes de matar células cancerosas até 10.000 vezes mais do que medicamentos utilizados na quimioterapia, por impedir que essas células produzam a energia que necessitam para crescerem e se multiplicarem. Entretanto, estudos em humanos ainda devem ser realizados para verificar sua segurança e comprovar a eficácia como medicamento.

4. Promove o Sistema Digestivo:
Rico em fibras, o biribá é essencial para a boa saúde do sistema digestivo, melhorando a absorção dos nutrientes, otimizando toda essa região e inclusive diminuindo dores de estômago, tão comuns, especialmente quando a alimentação é desregulada. Ele é um aliado do intestino e ajuda a liberar as toxinas do corpo.

5. Favorece a Digestão:
Para quem está grávida ou planejando ter um filho, também pode usufruir do biribá como a seu aliado para melhorar a saúde e do bebê. Isso porque as vitaminas e minerais presentes na fruta podem ajudar a desenvolver o cérebro e o todo o sistema nervoso, além do sistema imunológico do feto de forma saudável e eficaz.

6. Promove a Saúde dos Ossos:
O biribá é uma excelente fonte de Cálcio e Fósforo, essenciais na formação e manutenção dos ossos, evitando e auxiliando no tratamento da osteoporose. Além disso fornece também Zinco, que trabalha permitindo a ação dessa vitamina na fixação do Cálcio e outros minerais para formação de tecido ósseo.

7. Benefícios do biribá Para Visão:
O biribá contém riboflavina e Vitamina C, estes nutrientes ajudam a combater os radicais livres, mantendo assim, uma boa qualidade da visão.

8. Combate os Radicais Livres:
A Vitamina C encontrada no biribá é responsável por expulsar os radicais livres que permitem o envelhecimento precoce das células e causam inúmeros problemas de saúde. Esse poderoso antioxidante elimina as toxinas do organismo e fortalece o sistema imunológico deixando o corpo muito mais forte para combater doenças.

9. Elimina Toxinas do Corpo:
As fibras é mais um dos benefícios encontrados no biribá, elas regularizam todo o processo de digestão e auxiliam a eliminação das toxinas pelo intestino.

10. Rico em Magnésio:
O magnésio é outro mineral presente no biribá que o corpo precisa para produzir energia. O magnésio também desempenha um papel importante na síntese de DNA e RNA, altamente essencial em bebês e crianças, porque sua taxa de crescimento é muito maior do que os adultos e, portanto, o suprimento médio de magnésio também deve ser maior.

Confira uma deliciosa receita de Pavê de Biribá, acesse o link:

https://noamazonaseassim.com/conheca-a-melhor-receita-de-pave-de-biriba/

Comentários