Conheça 5 inovações das maiores operadoras de TV por assinatura do país - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, sábado, 04 de fevereiro de 2023

Curiosidades

Conheça 5 inovações das maiores operadoras de TV por assinatura do país

Publicado

no

TV por assinatura

A TV por assinatura no Brasil enfrentou altos e baixos ao longo dos anos. Se em novembro 2014, um período considerado próspero para esse tipo de serviço, o número de assinantes no país chegou a 19,8 milhões, seis anos depois, em janeiro de 2020, ele diminuiu para 15,6 milhões.

Dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgados em abril de 2021, revelaram que as operadoras registraram uma perda de 170 mil clientes por mês, um total que representa o dobro de perdas em 2020, com 77 mil consumidores mensalmente. Em 2022, os números continuaram em queda, chegando a 26%.

O motivo, no entanto, pode ser atribuído, principalmente, pelo boom das plataformas de streaming no Brasil e no mundo, que se tornaram concorrentes fortes e diretos da indústria de televisão paga.

Assim, diante de tantas transformações, as operadoras de TV por assinatura tiveram que se reinventar e apostar em soluções que atendessem às necessidades dos consumidores e acompanhassem as mudanças do mercado. Apesar do contexto por trás dessas alterações, elas contribuíram para que as empresas ampliassem as oportunidades na entrega de conteúdos, permitindo que o cliente os acessem no momento que for mais pertinente para ele.

Publicidade

⚠ Siga-nos no Facebook ⤵ 🏹

Quer entender mais sobre essas novidades e ver outras implementações das operadoras? Então, acompanhe a leitura deste artigo exclusivo até o final.

Maiores operadoras de TV por assinatura do país

Antes de apresentar as inovações das operadoras de TV por assinatura, é importante falar sobre essas empresas. Afinal, quem são elas e quais são as principais do Brasil?

No país, há diversas operadoras no mercado, mas, apenas algumas se destacam pela qualidade e variedade dos serviços oferecidos. De acordo com o ranking da Anatel, as organizações mais bem avaliadas pelos consumidores com notas de 0 a 10 foram a Claro (7,44), em seguida, a Vivo (7,38) e a Sky (7,34).

Com relação aos números de clientes, a Claro se destaca novamente, com pouco mais de 6,5 milhões de assinantes, seguida da Sky, que conta com 4,1 milhões.

Principais inovações das operadoras de TV por assinatura do Brasil

Como mencionamos, foi necessário que a TV por assinatura se reinventasse ao longo dos anos para atender ao novo perfil do usuário, atrair clientes e competir com as plataformas de streaming, seus principais concorrentes.

Publicidade

⚠ Siga-nos no Facebook ⤵ 🏹

Um estudo realizado em 2017 pela Nagra, consultoria especializada no setor, revelou que a inovação foi a escolha adotada por 76% das operadoras para voltar a crescer seus negócios em um mercado cada vez mais competitivo. Nesse contexto, 74% das empresas acreditaram que implementar mudanças se tornou mais importante para a indústria de televisão paga no mesmo período.

Abaixo, listamos as principais novidades adotadas por essas organizações nos últimos anos.

1. Conteúdos On Demand

O formato On Demand veio para revolucionar a maneira como os clientes da TV por assinatura consomem conteúdos. Se há alguns anos eles se limitavam aos programas, telejornais, filmes e outras produções exibida nas programações dos canais pagos, hoje, os consumidores podem escolher assistir aos conteúdos de seu interesse quando quiser.

Como o próprio nome sugere, esse serviço significa algo feito “sob demanda”. Assim, a ideia é que ele funcione como uma locadora dentro de casa e o usuário tenha várias opções para assistir na hora que preferir. Na prática, quem possui essa opção não precisa ficar preso à grade de um canal esperando pelo filme, série ou programa que deseja ver. Basta selecionar o conteúdo no catálogo da operadora e dar o play.

Na Claro TV, o serviço On Demand está disponível em diversos planos, dos mais baratos até os que demandam um investimento maior, para assegurar essa liberdade de escolha a todos os assinantes.

Publicidade

⚠ Siga-nos no Facebook ⤵ 🏹

2. TV por assinatura + streamings

Outra inovação das operadoras de TV por assinatura é oferecer os canais pagos junto ao acesso a alguns streamings. Dessa forma, além dos conteúdos transmitidos nos canais fechados, os assinantes podem assistir às produções, como filmes e séries de plataformas como Netflix, HBO Max, Disney+ e Globoplay.

Normalmente, essas empresas possuem um aplicativo para o serviço de TV integrado aos apps dos streamings. Algumas permitem até duas plataformas simultâneas, o que agrada ainda mais o usuário que paga um valor específico para ter acesso a dois tipos de serviços, incluindo a opção On Demand, dependendo do plano escolhido.

3. Exibição em 4K

Não são todas as operadoras de TV por assinatura, mas algumas disponibilizam conteúdos com a resolução mais avançada do mercado atualmente: o 4K. Essa tecnologia permite uma experiência de vídeo muito melhor, com imagens mais brilhantes, nítidas e uma variação de cores surpreendentes, além da alta qualidade do som.

Hoje em dia, a resolução mais comum em canais fechados é o Full HD, o que também representa uma grande evolução para o setor.

4. Download de conteúdo para assistir em modo off-line

Essa é uma novidade que veio para facilitar a vida do consumidor, que pode baixar seus filmes, séries e programas favoritos para assistir nas horas vagas, em modo off-line.

Publicidade

⚠ Siga-nos no Facebook ⤵ 🏹

Assim, mesmo se estiver fora de casa e sem acesso à internet (durante o intervalo do trabalho ou da faculdade, por exemplo), o assinante consegue ver os conteúdos do catálogo da TV por assinatura que já foram baixados por ele anteriormente.

5. Replay

Há alguns anos, se os usuários dos canais fechados perdessem o horário do seu programa preferido e quisessem vê-los depois de exibido, não haveria como. Hoje, no entanto, isso mudou.

Algumas operadoras de TV implantaram o recurso de replay, que permite recomeçar um conteúdo que está passando no momento (caso o usuário tenha se atrasado) ou até mesmo voltar a programação em até sete dias para vê-lo ou revê-lo.

Mas, aqui é válido ressaltar que essa função está disponível apenas para planos específicos de algumas empresas, aparelhos e cidades exclusivas. Assim, não são todos os canais ou operadoras que oferecem essa opção.

Ainda vale a pena investir em TV por assinatura?

Essa é uma pergunta que não deve ser respondida apenas com “sim” ou “não”. Isso porque, quem vai definir se vale a pena investir na TV por assinatura é o próprio consumidor, baseado nos seus hábitos de consumo e preferências.

Publicidade

⚠ Siga-nos no Facebook ⤵ 🏹

Assim, se você curte canais de nichos específicos, como os educativos, jornalísticos, infantis, esportivos e documentais, a TV paga é ideal para você. A mesma indicação é feita para aqueles que procuram um serviço que ofereça uma variedade de conteúdos pensados especialmente para o público.

Nesse caso, considerar suas características pessoais é mais interessante do que os números apresentados nas pesquisas, com relação à diminuição de assinantes dos canais fechados.

Para uma decisão mais assertiva, analise, ainda, seu perfil como consumidor, o tempo que você passa em frente as telas e o custo-benefício. Dessa forma, será mais fácil identificar se a TV por assinatura é vantajosa para você.

TV por assinatura

Conheça 5 inovações das maiores operadoras de TV por assinatura do país

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Atualmente, participo de diversas ações e discussões na área de cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo, além de ações sociais.

Continue Lendo
Publicidade
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook

Agência de Desenvolvimento Sustentável

Matrículas 2023 para novos alunos

Matrículas 2023 para novos alunos

O Trabalho Não Vai Parar

O Trabalho Não Vai Parar!

Governo do Amazonas

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas Notícias do TCE-AM

Últimas Atualizações