Home Regionalismo Turismo Conheça a cidade de Novo Aripuanã

Conheça a cidade de Novo Aripuanã

4 minutos lido
750

A cidade de Novo Aripuanã está situado ao sul do Estado do Amazonas e faz divisa com Mato Grosso. Em 2018, sua população era de 25.237 habitantes e fica localizado às margens do rio Madeira e em frente à cidade tem seu próprio Encontro das Águas, nesse caso, o encontro das águas do Rio Aripuanã com o Rio Madeira. O município foi criado pela lei Estadual n˚ 96 de 19/12/1955, pelo desmembramento de parte do município de Borba, constituído pelos territórios distritais de Foz do Aripuanã e Samaúma, e parte do município de Manicoré, constituídos dos sub-distritos de Alvorada, Manicorezinho e Itapinima.

Encontro das Águas em Novo Aripuanã
Encontro das Águas em Novo Aripuanã

Novo Aripuanã possui uma área territorial de 26.956 km², estando 225 km de distância da capital Manaus (em linha reta). A base da economia de Novo Aripuanã é principalmente a agricultura e a pecuária, mas se destaca no turismo, através da pesca esportiva. A cidade possui belíssimas cachoeiras, vegetação densa na margem norte do rio Aripuanã e fartura de peixes, além de balneários e escorregadores naturais onde não só as crianças se divertem, mas os adultos também.

Pôr do Sol em Novo Aripuanã
Pôr do Sol em Novo Aripuanã

A principal festa da cidade de Novo Aripuanã é a Fest Lendas, uma apresentação regional que reúne 4 agremiações culturais que dançam, encenam e encantam. As agremiações e lendas são : Lenda do Jurupari, Lenda Anaupira, Lenda do Tucumã e a atual campeã, a Lenda do Apurinã.

Fest Lenda Novo Aripuanã 2019
Fest Lenda Novo Aripuanã - Anaupari
Fest Lenda Novo Aripuanã – Anaupari
Fest Lenda Novo Aripuanã - Anaupari
Fest Lenda Novo Aripuanã – Anaupari
Fest Lenda Novo Aripuanã - Apurinã
Fest Lenda Novo Aripuanã – Apurinã
Fest Lenda Novo Aripuanã - Jurupari
Fest Lenda Novo Aripuanã – Jurupari
Fest Lenda Novo Aripuanã - Apurinã
Fest Lenda Novo Aripuanã – Apurinã
Fest Lenda Novo Aripuanã - Apurinã
Fest Lenda Novo Aripuanã – Apurinã
Fest Lenda Novo Aripuanã - Tucumã
Fest Lenda Novo Aripuanã – Tucumã

Para se chegar na cidade de Novo Aripuanã partido de Manaus, você pode ir via fluvial através de barco regional ou lancha-expresso.

As pessoas que queiram visitar a cidade, pode ter acesso via fluvial, aérea e terrestre.

Transporte Fluvial

O transporte fluvial é realizado por barcos regionais de recreio, disponibilizados diariamente da capital amazonense, com duração em média de 50 horas de viagem até o município, fazendo escalas em Nova Olinda e Borba. Outro meio fluvial é realizado por expressos regionais, (barcos com maiores velocidades), realizam o percurso em média de 12 horas, sendo disponibilizado dois dias por semana.

De Barco.

  • Segunda feira – N/M Cometa Halley – N/M São Francisco – saída de Manaus as 17 horas.
  • Terça feira – N/M Antônio Alecrim – N/M Cidade de Manicoré saída de Manaus as 17 horas.
  • Quarta feira N/M Amazônia saída de Manaus as 17 horas.
  • Quinta feira N/M Iate Cardoso saída de Manaus as 17 horas.
  • Sexta feira N/M Vovo Orlando Cidade saída de Manaus as 17 horas.
  • Sábado N/M Sérgio Neto saída de Manaus as 17 horas.

De Expresso

  • Terça Feira – Expresso Rosa Holanda saída de Manaus às 7 horas.
  • Quarta-Feira – Expresso Manicoré saída de Manaus às 7 horas.

Observação todos os barcos e expressos saem do porto da Manaus moderna e os horários acima estão desatualizados.

Transporte Aéreo

O transporte aéreo é realizado por uma empresa privada que possui dois vôos regulares durante dois dias da semana. O vôo sai do aeroclube de Manaus com duração em média de 1 hora, a mesma empresa que presta esse serviço possui aeronaves para fretes avulsos.

Transporte Terrestre

A ultima porta de entrada para o município é via terrestre, a BR 174 liga ao município a Apuí encontrando-se em péssimo estado de conservação, possui em média 200 km, percurso que pode ser realizado em 6 horas ou mais…

Igreja de Nossa Senhora da Conceição. Foto (JLN, Augusto)

Pôr do Sol em Novo Aripuanã
Pôr do Sol em Novo Aripuanã

Os seu principais eventos culturais são:

  • O festival de músic de Novo Aripuanã – FEMUNA (25 à 27 de setembro).
  • O festejo de Nossa Senhora da Conceição (29/11 à 09/12).
  • O anivérsario do municipio no dia 19 de dezembro.
  • Fest Lenda, o mais tradicional do município, este festival reúne a apresentação de danças regionais, quadrilhas, cirandas e lendas, (26, 27 e 28 de setembro).

O município é alvo de grande cobiça de madereiros, situado na zona mais critica do Amazonas; a região sul do estado, próximo ao arco do desmatamento, possui exemplos de projetos que podem render bons frutos.

O projeto de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação (REDD) da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Juma, está sendo implementado pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS) nesse município. O primeiro REDD em floresta nativa do Brasil, é um acordo entre a rede de hotéis Marriott International e o Governo do Estado, o objetivo é proteger a floresta com alto valor de biodiversidade e levar melhores condições e qualidade de vida as mais de 300 famílias tradicionais que vivem na reserva. São 366 mil hectares de floresta tropical ainda intactas.

Os hospedes dos 3 mil hotéis dá rede são convidados a participar doando voluntariamente um dólar a mais na diária, contribuindo para a manutenção da floresta em pé. O objetivo é doar US$ 2 milhões durante 4 anos, para proteger e implementar a reserva de Desenvolvimento Sustentável do Juma.

Orla e o Encontro das Águas em Novo Aripuanã
Orla e o Encontro das Águas em Novo Aripuanã

Quem visita a cidade, pode se hospedar em um dos seus hotéis, com acomodação simples o valor em média e de R$ 35,00 a diária. Uma dos seus principais cartões postais é a orla da cidade onde pode ser observado um dos mais bonitos pôr-do-sol do Amazonas, além de poder contemplar os encontros dos rios Aripuanã e Madeira.

Letreiro de Novo Aripuanã
Letreiro de Novo Aripuanã

 

Comentários com Facebook

Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por Marcus Pessoa
Carregar Mais Em Turismo

Leia Também

Prefeitura de Presidente Figueiredo reabre Parque Galo da Serra totalmente revitalizado!

No dia da árvore, (21/09), a Prefeitura Municipal de Presidente Figueiredo, por meio da Se…