Publicado
12 meses atrásno
A cidade de Novo Aripuanã está situado ao sul do Estado do Amazonas e faz divisa com Mato Grosso. Em 2018, sua população era de 25.237 habitantes e fica localizado às margens do rio Madeira e em frente à cidade tem seu próprio Encontro das Águas, nesse caso, o encontro das águas do Rio Aripuanã com o Rio Madeira. O município foi criado pela lei Estadual n˚ 96 de 19/12/1955, pelo desmembramento de parte do município de Borba, constituído pelos territórios distritais de Foz do Aripuanã e Samaúma, e parte do município de Manicoré, constituídos dos sub-distritos de Alvorada, Manicorezinho e Itapinima.
Novo Aripuanã possui uma área territorial de 26.956 km², estando 225 km de distância da capital Manaus (em linha reta). A base da economia de Novo Aripuanã é principalmente a agricultura e a pecuária, mas se destaca no turismo, através da pesca esportiva. A cidade possui belíssimas cachoeiras, vegetação densa na margem norte do rio Aripuanã e fartura de peixes, além de balneários e escorregadores naturais onde não só as crianças se divertem, mas os adultos também.
A principal festa da cidade de Novo Aripuanã é a Fest Lendas, uma apresentação regional que reúne 4 agremiações culturais que dançam, encenam e encantam. As agremiações e lendas são : Lenda do Jurupari, Lenda Anaupira, Lenda do Tucumã e a atual campeã, a Lenda do Apurinã.
Para se chegar na cidade de Novo Aripuanã partido de Manaus, você pode ir via fluvial através de barco regional ou lancha-expresso.
As pessoas que queiram visitar a cidade, pode ter acesso via fluvial, aérea e terrestre.
O transporte fluvial é realizado por barcos regionais de recreio, disponibilizados diariamente da capital amazonense, com duração em média de 50 horas de viagem até o município, fazendo escalas em Nova Olinda e Borba. Outro meio fluvial é realizado por expressos regionais, (barcos com maiores velocidades), realizam o percurso em média de 12 horas, sendo disponibilizado dois dias por semana.
De Barco.
De Expresso
Observação todos os barcos e expressos saem do porto da Manaus moderna e os horários acima estão desatualizados.
O transporte aéreo é realizado por uma empresa privada que possui dois vôos regulares durante dois dias da semana. O vôo sai do aeroclube de Manaus com duração em média de 1 hora, a mesma empresa que presta esse serviço possui aeronaves para fretes avulsos.
A ultima porta de entrada para o município é via terrestre, a BR 174 liga ao município a Apuí encontrando-se em péssimo estado de conservação, possui em média 200 km, percurso que pode ser realizado em 6 horas ou mais…
Igreja de Nossa Senhora da Conceição. Foto (JLN, Augusto)
O município é alvo de grande cobiça de madereiros, situado na zona mais critica do Amazonas; a região sul do estado, próximo ao arco do desmatamento, possui exemplos de projetos que podem render bons frutos.
O projeto de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação (REDD) da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Juma, está sendo implementado pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS) nesse município. O primeiro REDD em floresta nativa do Brasil, é um acordo entre a rede de hotéis Marriott International e o Governo do Estado, o objetivo é proteger a floresta com alto valor de biodiversidade e levar melhores condições e qualidade de vida as mais de 300 famílias tradicionais que vivem na reserva. São 366 mil hectares de floresta tropical ainda intactas.
Os hospedes dos 3 mil hotéis dá rede são convidados a participar doando voluntariamente um dólar a mais na diária, contribuindo para a manutenção da floresta em pé. O objetivo é doar US$ 2 milhões durante 4 anos, para proteger e implementar a reserva de Desenvolvimento Sustentável do Juma.
Quem visita a cidade, pode se hospedar em um dos seus hotéis, com acomodação simples o valor em média e de R$ 35,00 a diária. Uma dos seus principais cartões postais é a orla da cidade onde pode ser observado um dos mais bonitos pôr-do-sol do Amazonas, além de poder contemplar os encontros dos rios Aripuanã e Madeira.
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Atualmente, participo de diversas ações e discussões na área de cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo, além de ações sociais.
Polícia já identificou 19 dos 26 mortos que faziam parte do “Novo Cangaço”, tem amazonense de Novo Aripuanã
Amazonense está entre os 26 suspeitos mortos pela polícia
Wilson lima inaugura hospital e quadras poliesportivas em Novo Aripuanã
Amazonastur capacita agentes de viagens do Rio e São Paulo para potencializar turismo amazonense
Até o fim do ano Governo instalará mais 20 Feiras de Produtos Regionais no interior do Estado
Curto-circuito causa explosão em dois barcos, no interior do estado