Publicado
1 ano atrásno
Por
Jussara Melo
A Fruta Milagrosa ou Fruta do Milagre, conhecida também como “miracle fruit” em inglês ou pelo nome científico de Sideroxylon dulcificum, é uma pequena fruta, porém com poderes mágicos, pois ela pode mudar completamente a percepção do paladar humano, em questão de segundos.
A espécie foi descoberta por pesquisadores no século 18, mas a mágica desta fruta vem se popularizando e ganhando destaque nas redes sociais agora, isso porque ela consegue adocicar alimentos ácidos e amargos. Quem experimenta a Fruta Milagrosa fica surpreso com a forma como ela altera o gosto de tudo que é consumido depois que ela é saboreada.
A fruta milagrosa é originária da África Ocidental e é cultivada principalmente em países como Gana, Nigéria e Camarões. Pequena a fruta tem a aparência de uma cereja, mas o sabor é bem diferente.
Quando consumida, ela libera uma proteína chamada miraculina, segundo o National Center for Biotechnology. A miraculina, que se liga aos receptores de sabor na língua e faz com que sabores amargos ou ácidos sejam percebidos como doces. Isso significa que alimentos que seriam normalmente considerados azedos, como limão ou vinagre, fiquem com sabor doce e agradável. A mágica dura de 30 minutos a 2 horas.
A fruta milagrosa tem sido utilizada na medicina tradicional há séculos, especialmente em países como Gana e Nigéria. As propriedades medicinais foram exploradas para tratar diversas doenças, desde dores de estômago até problemas de visão. Acredita-se que os povos originários usavam a fruta como um remédio natural para tratar a diabetes e a obesidade. Pois além da miraculina, outros compostos benéficos à saúde foram identificados na planta, como antioxidantes, alcaloides, ligninas, ácidos fenólicos, flavonoides e aminoácidos.
Apesar de ainda não ser tão explorada na medicina ocidental, há cada vez mais estudos explorando o potencial dessa pequena milagrosa fruta encarnada.
Um estudo com camundongos sugere que a planta pode ajudar a reduzir o estresse metabólico relacionado a condições como obesidade, síndrome metabólica, diabetes e câncer. Além disso, a fruta pode ajudar a melhorar a regulação do açúcar no sangue em pacientes diabéticos. Os antioxidantes presentes na fruta-milagrosa também podem ter propriedades anticancerígenas e serem úteis na prevenção de câncer.
Além dos possíveis benefícios para a saúde, ela também pode ser usada para melhorar a experiência alimentar. Para aqueles que sofrem de alterações no paladar devido a tratamentos de quimioterapia, a miraculina pode ajudar a melhorar o sabor dos alimentos e, assim, incentivar uma alimentação mais saudável. A fruta-milagrosa também tem potencial como substituto de açúcar em alimentos e bebidas, uma vez que torna alimentos naturalmente ácidos ou amargos mais agradáveis ao paladar.
Em Gana, a fruta já é utilizada para adoçar bebidas azedas e pesquisadores acreditam que ela pode ser um substituto de baixa caloria para o açúcar. Porém, apesar de todos esses possíveis benefícios, é importante lembrar que a fruta-milagrosa é relativamente nova para a pesquisa científica, portanto, é preciso ter cautela ao usá-la.
Confira algumas trends feitas nas redes sociais com a Fruta do Milagre, onde as pessoas registram as reações ao experimentar a Fruta Milagrosa:
Mulher...mãe....apaixonada....webwriter e sócia proprietária do Portal No Amazonas é Assim...E minha história continua ❤
Vídeo: Thais Carla se pronuncia sobre vídeo íntimo viralizado na internet
Confira os planos de ação da Águas de Manaus que evitaram desabastecimento em decorrência da maior estiagem já sofrida em Manaus
Tudo no capricho : Cenários da 2ª etapa do parque Amazonino Mendes ganham animais gigantes construídos pela prefeitura !
Vídeo: Inconformado em ser vice, técnico de time de futebol de Maués quebra o troféu de 2º lugar durante premiação
Confira o mapa brasileiro da distribuição da produção de açaí no Brasil em toneladas
Mirage Park promove doação de brinquedos em troca de passaporte grátis hoje (19/12)