Conheça as principais curiosidades amazônicas! - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, quarta, 08 de fevereiro de 2023

Curiosidades Amazônicas

Conheça as principais curiosidades amazônicas!

Publicado

no

Existem coisas que só você vivenciando que você entenderá. Existe um lugar mágico na terra e chama-se Amazônia. A Amazônia vai muito além da Floresta Amazônica e por isso, trouxemos as principais curiosidades da Amazônia que farão com que você se apaixone ainda mais por esse lugar tão cheio de riquezas e belezas. Confira!

1. O maior rio do mundo

O Rio Amazonas é o maior rio do mundo. Ele não é apenas maior em comprimento, mas também em volume. Sua extensão é tão grande, que tem quase a mesma distância entre o centro do Brasil e o centro do México! A informação que ele é o segundo maior não é atual. Existem pesquisadores que reclassificaram a nascente do Amazonas, o que faz com que ele seja maior até mesmo do que o Nilo!

O Rio Amazonas nasce no Peru e deságua no Oceano Atlântico, junto ao Rio Tocantins, no norte do Brasil. Além disso, ele é dividido em três partes:

  • Ainda nos países andinos, é chamado de Rio Marañón;
  • Ao entrar no Brasil, é chamado de Rio Solimões;
  • Ao receber as águas do Rio Negro, passa a ser chamado de Rio Amazonas.

Por fim, vale lembrar que ele deságua no mar e isso gera um outro fenômeno. O fenômeno da pororoca!

Rio Amazonas: o rio mais extenso do mundo / Foto : : Copyright (c) 2017 Gustavo Frazao/Shutterstock.

Rio Amazonas: o rio mais extenso do mundo / Foto : : Copyright (c) 2017 Gustavo Frazao/Shutterstock.

 

2. A maior biodiversidade aquática de todos os rios do mundo

Outra curiosidade sobre a Amazônia são seus biomas aquáticos e a vasta fauna existente ali. Confira agora algumas das espécies da maior biodiversidade aquática de todos os rios do mundo:

Publicidade

⚠ Siga-nos no Facebook ⤵ 🏹

Peixe-boi

O simpático peixe-boi é o maior mamífero que existe no ecossistema do Rio Amazonas. Ele pode chegar a impressionantes 450 quilos e pode medir até três metros de comprimento!

Além disso, o peixe-boi costuma ficar na região mais ao norte da bacia do Rio Amazonas, lugar em que é conhecido por um apelido muito fofo: a vaca-do-mar. Mas, do mar? Sim! O Rio Amazonas é chamado assim, de forma carinhosa, por suas comunidades ribeirinhas!

E você sabe o que o peixe-boi come? Por maior que seja, ele se alimenta basicamente de pequenas plantinhas, que ficam nas margens do Rio Amazonas. Por isso, é que o desmatamento o coloca em risco: quanto mais se desmata a Floresta Amazônica, menor a quantidade de alimento que ele pode encontrar. E mais ameaçada fica a sua existência!

Peixe-boi

Peixe-boi

Boto cor-de-rosa

O boto cor-de-rosa é um personagem mitológico do Rio Amazonas, e não poderia ser diferente! Afinal, quem espera ver um golfinho em pleno Rio? E, vendo, quem esperaria que ele fosse cor-de-rosa? Pois é! Cada exemplar dessa espécie tão misteriosa passa a vida nadando entre as árvores do Rio Amazonas, de forma bastante furtiva. Eles podem chegar a pesar até 200 quilos e têm, mais ou menos, 2 metros de comprimento!

Uma curiosidade é que a visão dos botos cor-de-rosa é totalmente adaptada para a água turva do rio. E na prática, isso quer dizer que eles quase não enxergam quase nada. No entanto, seu focinho bastante alongado e a sua testa bastante saliente faz com que ele possa caçar com tranquilidade, mantendo a sua alimentação adequadamente.

Tal como o peixe-boi, entretanto, a ação humana está dizimando essa espécie. No caso do boto cor-de-rosa, o caso está ligado à poluição no Rio Amazonas, que faz com que inúmeros animais acabem por engolir embalagens plásticos e outros lixos despejados de forma irregular.

Publicidade

⚠ Siga-nos no Facebook ⤵ 🏹

Boto cor-de-rosa

Boto cor-de-rosa

Tartaruga-da-Amazônia

Tal como o mar, o Rio Amazonas é cercado por animais incríveis! E mais uma prova disso é a Tartaruga-da-Amazônia, que pode chegar a um metro de comprimento e ter peso de mais de 100 quilos! E essa espécie de tartaruga, assim como a marítima, quase nunca sai da água.

Apenas as fêmeas, no período de reprodução, colocam seus ovos nas praias que o Rio Amazonas forma em sua grande extensão. No entanto, tal como as grandes tartarugas do mar o fazem, os ovos são rapidamente enterrados. E depois, suas mães logo voltam para o Rio.

Infelizmente, ainda não existe ainda um projeto de proteção para as tartarugas do Rio Amazonas, que também têm sido alvo da poluição, tal como o boto cor-de-rosa. Por isso, como apenas 5% dos seus filhotes sobrevivem, essa é uma espécie que, em breve, poderá deixar de existir!

Tartaruga-da-Amazônia

Tartaruga-da-Amazônia

3. A onda gigante

Ainda falando sobre as curiosidades da Amazônia, vamos falar de algo único: suas águas. A palavra pororoca, de origem tupi, quer dizer “causar um grande estrondo”, e foi adotada para se referir a um dos mais impressionantes fenômenos da natureza, que ocorre quando o mar invade um rio, na forma de uma grande onda que se choca contra a corrente fluvial.

A pororoca, essa onda gigante, pode atingir até 4 metros de altura e durar até uma hora e meia, avançando 50 quilômetros rio adentro! Na região da Floresta, este fenômeno geralmente acontece na foz do Rio Amazonas.

E você sabia que são muitos os surfistas que se aventuram em surfar a pororoca? Mesmo surfistas muito experientes, que participam de campeonatos em ondas gigantes, dizem que a experiência de surfar na pororoca é muito difícil. Isso porque, ao contrário das ondas do mar (que duram, no máximo, 40 segundos), a pororoca pode ser surfada por mais de uma hora, tornando-a totalmente exaustiva. E por isso, até mais perigosa que uma onda gigante do mar!

Surf na Pororoca

Surf na Pororoca

4. A cobra gigante

A sucuri, também conhecida como Anaconda, é uma das mais ilustres moradoras da Floresta Amazônica. Ela é considerada a maior cobra do mundo na relação peso e comprimento, podendo chegar a 9 metros de comprimento e pesar até 135 quilos!

A sucuri é um animal tão impressionante que ganhou a tela dos cinemas e já conta com quatro títulos, sendo o primeiro de 1997. Assustadora, né? Mas, saiba: a sucuri é um animal fascinante! Mesmo tão grande, ela não é venenosa, bem diferente de outras cobras menores que ela. O problema, no entanto, está é com a sua mordida: ela é tão forte, mas tão forte, que basta uma mordida para que ela possa matar a sua presa!

Publicidade

⚠ Siga-nos no Facebook ⤵ 🏹

Anaconda

Anaconda

5. Povos da Amazônia

Dentre as curiosidades sobre da Amazônia , os seus povos nativos não podem ficar de fora, não é mesmo? De acordo com o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), vivem na Amazônia cerca de 306 mil indígenas, sendo que a maioria da população vive na zona rural.

Algumas das tribos da Floresta Amazônica são:

  • Guarani;
  • Xerente;
  • Amawáka;
  • Tuyu;
  • Tikuna;
  • Saterê Mawé;
Crianças tuyuka. Foto: Aloisio Cabalzar, 2002.

Crianças tuyuka. Foto: Aloisio Cabalzar, 2002.

6. Terceiro maior felino do mundo

Nativa da Amazônia, a onça-pintada, que pesa entre 56 a 92 quilos, (podendo chegar a 158 kg) e mede o de 1,12 a 1,85 metros, é considerada o maior felino da América do Sul e o terceiro maior do mundo! Incrível, não é mesmo?

Considerada a rainha da Floresta, a onça-pintada é um animal solitário, que caça principalmente durante à noite. E infelizmente, ela também está quase ameaçada de extinção! Neste caso, as crescentes alterações ambientais e também a caça são as principais causas de diminuição da população de onças-pintadas no nosso país.

Onça-Pintada

Onça-Pintada

 

7. Insetos enormes!

Dando fim a nossa lista de curiosidades sobre a Floresta Amazônica, estão os insetos! Você sabia que na Floresta Amazônica existe uma centopeia que se alimenta de sapos, pássaros e até cobras? É a Centopeia Gigante, que além de comer grilos, pode comer ratos e outros animais muito maiores do que ela. Além disso, ela pode viver até 10 anos!

Outro inseto bastante interessante e que habita a Floresta Amazônica é a Aranha-Golias-Comedora-De-Pássaros. É a maior aranha da Floresta, chegando a medir em média 30 centímetros. Surpreendente!

Aranha-Golias-Comedora-De-Pássaros

Aranha-Golias-Comedora-De-Pássaros

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…
Publicidade

⚠ Siga-nos no Facebook ⤵ 🏹

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Atualmente, participo de diversas ações e discussões na área de cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo, além de ações sociais.

Continue Lendo
Publicidade
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Facebook

Agência de Desenvolvimento Sustentável

Matrículas 2023 para novos alunos

Matrículas 2023 para novos alunos

O Trabalho Não Vai Parar

O Trabalho Não Vai Parar!

Governo do Amazonas

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas Notícias do TCE-AM

Últimas Atualizações