Conheça mais sobre a história da ‘Terra da Pedra Pintada’, Itacoatiara – AM

556

O município de Itacoatiara (do tupi ou nheegatu – ita: pedra e coatiara: pintada, escrita ou gravada), está localizado na Zona Metropolitana de Manaus – AM, às margens do rio médio Amazonas e possui cerca de 99.000 habitantes distribuídos numa área de 8.892.038 quilômetros quadrados.

Itacoatiara ostenta rica biodiversidade, sendo composta por um importante ecossistema aquático, constituídos por rios, paranás, igapós e lagos piscosos, favorecendo a economia local, através dos setores primário, secundário, terciários e turístico.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Apesar de ter sido elevada a categoria de cidade em 1874, sua história tem início com a chegada do padre jesuíta Jódoco Perez, em missão religiosa na região do nédio rio Madeira 1683, no território dos índios Iruris.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Itacoatiara em parte, deve seu desenvolvimento ao período áureo da borracha, aproximadamente de 1879 à 1912, que deixou sua marca através de investimentos nacionais e estrangeiros e das edificações dos prédios históricos, que hoje são idolatrados juntamente com a cultura local, representada por diversas expressões artísticas, a culinária regional, eventos e manifestações religiosas.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Fonte: Prefeitura de Itacoatiara

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Comentários