Cooperativas de crédito crescem em número de agências e associados com desempenho altamente positivo

516

Os cinco maiores bancos do Brasil, que antes concentravam 90% do crédito do mercado, seguraram a concessão de empréstimos e reduziram agências. No lado oposto, um estilo diferente de instituição financeira, que oferece os mesmos produtos e serviços porém com taxas mais baratas que um banco convencional, roubou a cena, é o Cooperativismo de Crédito.

Agência do Sicoob Amazônia em Manaus – Imagem: Divulgação

As cooperativas oferecem taxas mais baixas porque, na contra mão dos bancos convencionais, que devolvem o lucro aos banqueiros, elas distribuem o resultado para os próprios cooperados. Ou seja, ao se tornar um cooperado, você é usuário e sócio do negócio, pois as cooperativas devolvem a “sobra” todo ano aos próprios associados.

O Sicoob é um exemplo de cooperativa de crédito, que cresceu 20% ao ano em operações, em média, enquanto o país passava por uma crise econômica. Hoje, com mais de 4,3 milhões de cooperados, 2,8 mil pontos de atendimento, distribuídos em todo país, o Sicoob é o maior sistema financeiro cooperativo do Brasil.

Sicoob Amazônia em Itacoatiara – Imagem: Divulgação

Na região norte do país, o Sicoob Amazônia reune as três cooperativas ligadas ao Sistema Sicoob Norte com atuação em três estados: Amazonas, Rondônia e Roraima. Especificamente no Amazonas, o SICOOB Amazônia já chegou nos municípios de: Rio Preto da Eva, Itacoatiara, Humaitá, Apuí, Matupi, Mancapururu.

Em Manaus, o Sicoob Amazônia já conta com uma agência recém inaugurada, na rua João Valério, 690, no bairro do Vieiralves, mas está preparando a inauguração de três novas agências na região metropolitana da capital amazonense, além da abertura da primeira agência da cooperativa no estado de Roraima, no município de Rorainópolis.

De acordo com o presidente do Conselho Administrativo do Sicoob Amazônia, Elias Alves Pereira, já foi solicitado ao Banco Central o aumento da área de abrangência da cooperativa, com a inclusão de doze novos municípios do Amazonas, dentro do processo de interiorização.

Como as taxas do empréstimo pessoal nas cooperativas é, em média, metade da praticada pelos bancos convencionais, segundo dados do Banco Central, tudo indica que o Sicoob Amazônia irá “bombar” no Amazonas.

Cooperativas de crédito crescem em número de agências e associados com desempenho altamente positivo – Imagem: Divulgação

Comentários