Home Notícias Manaus Cuidado com a tuberculose! Prefeitura de Manaus fez hoje ação educativa no T1

Cuidado com a tuberculose! Prefeitura de Manaus fez hoje ação educativa no T1

3 minutos o tempo de leitura
31

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), promoveu, na manhã desta terça-feira, 15/3, no Terminal de Integração 1 (T1), no Centro, uma abordagem educativa sobre a prevenção e controle da tuberculose.

Executada pela equipe de educação em saúde, agentes de controle de endemias e técnicos de vigilância do Distrito de Saúde (Disa) Sul, a programação foi organizada como parte das ações que estão sendo realizadas para marcar o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, em 24 de março.

Entre janeiro e fevereiro deste ano, Manaus já registrou 355 casos novos de tuberculose e a meta é reforçar a investigação de casos suspeitos da doença.

Coordenando a atividade no T1, a gerente do Disa Sul, enfermeira Jucinara Rodrigues, explicou que o objetivo da ação foi divulgar os sinais e sintomas da tuberculose envolvendo o maior número possível de pessoas, ampliando o trabalho já realizado dentro das unidades de saúde.

“A mobilização foi organizada para alertar e conscientizar a população sobre a doença. A equipe de profissionais do Disa Sul realizou a distribuição de panfletos educativos e orientou sobre como buscar o atendimento. A tuberculose tem cura e precisamos detectar os casos para que o paciente receba tratamento”, explicou Jucinara Rodrigues, destacando que a ação de educação em saúde também aconteceu no T-2, no bairro Cachoeirinha, zona Sul.

Cuidaco com a tuberculose! Prefeitura de Manaus fez hoje ação educativa no T1

Sintomas

Segundo o chefe do Núcleo de Controle da Tuberculose da Semsa, enfermeiro Daniel Souza Sacramento, a tosse é o principal sintoma da tuberculose e a recomendação é para que pessoas com tosse por duas semanas ou mais sejam examinadas.

“Independentemente da característica da tosse, a pessoa com esse sintoma deve procurar uma das unidades de saúde da rede municipal para a realização do exame. Mas o paciente também pode apresentar sintomas como perda de peso inesperada em um período curto de tempo, febre no final do dia e no início da noite, cansaço, falta de ar, dor no peito pela lesão no pulmão e falta de apetite. O importante é procurar atendimento em um serviço de saúde o mais rápido possível, realizar os exames e iniciar o tratamento, que tem eficácia em 100% dos casos quando o paciente segue a indicação médica de forma correta”, afirma Daniel Sacramento.

Em 2021, Manaus registrou 2.316 casos novos de tuberculose, o que coloca o município como a capital brasileira com maior taxa de incidência da doença, com 102,7 casos por 100 mil habitantes. Os dados de 2021 mostram um aumento de cerca de 12% em relação a 2020, quando houve o registro de 2.075 casos, e mais uma equiparação aos casos diagnosticados em 2019, que teve o registro de 2.344 casos da doença.

Transmissão

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada pela micobactéria Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK), que afeta prioritariamente os pulmões. A transmissão ocorre quando, ao falar, espirrar e, principalmente, ao tossir, a pessoa com tuberculose ativa, ainda sem tratamento, lança no ar partículas em forma de aerossóis, que contêm bacilos, podendo transmitir a doença para outras pessoas.

Cuidaco com a tuberculose! Prefeitura de Manaus fez hoje ação educativa no T1
Comentários com Facebook
Carregar Mais Artigos Parecidos
Carregar Mais De Marcus Pessoa
Carregar Mais Em Manaus

Deixe um comentário

Espia Esse Aqui

Exposição ‘Amazônia Viva’ parceria entre Prefeitura de Manaus e Shopping traz renda para artistas!

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e I…