Curiosidades sobre as benzedeiras do Amazonas - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, Terça-Feira, 23 de Abril de 2024

Curiosidades

Curiosidades sobre as benzedeiras do Amazonas

Publicado

no

Uma das práticas mais tradicionais de cura no Estado do Amazonas sempre foi a feita a partir da cura e das orações realizadas pelas benzedeiras, rezadeiras, curandeiras, enfim, pelas pessoas que curam pela natureza e pela fé.

Essa tradição rompeu as adversidades do tempo e ainda se faz presente na sociedade moderna por meio de pessoas que adquiriram esses conhecimentos, principalmente nos municípios do Estado do Amazonas, como Parintins, localizado a 369 quilômetros de Manaus

LEIA TAMBÉM  A invenção do tempo

Esta realidade é apontada na pesquisa intitulada ‘Ainda se benze em Parintins: rezas e simpatias nas práticas das mulheres benzedeiras’, desenvolvida pelo mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia, pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Deilson do Carmo Trindade.

De acordo com o pesquisador, o estudo buscou verificar de que forma ainda ocorre a prática das rezas na sociedade moderna, dando especial atenção ao papel desempenhado pelas mulheres benzedeiras na cidade de Parintins. Por meio do estudo, o pesquisador buscou compreender em que sentido essas mulheres, por meio da cura popular, conseguiam definir seus espaços dentro da sociedade moderna, sem rivalizar com a ciência e a religião.

LEIA TAMBÉM  A 24Five é a melhor opção para negociação on-line no Brasil

“Busquei compreender até em que ponto o conhecimento popular das rezas, ervas e plantas tinha crédito dentro de uma sociedade cada vez mais apegada nos remédios industrializados, os conhecidos remédios de farmácia e a opinião médica sobre o assunto. Não tínhamos como finalidade a comprovação da eficácia dos procedimentos das benzedeiras, mas sim, entender a relação entre a benzedeira e benzido”, explicou Trindade.

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp

O estudo apontou ainda que entre os trabalhos mais procurados na cura das enfermidades estão: benzeção para ‘quebranto’, desmentiduras, cobreiro e fogo selvagem, ‘mãe do corpo’, espinha na garganta, panema (mau olhado), entre outras.

LEIA TAMBÉM  Saiba como usar o bidê de forma correta e também o bidê com chuveirinho

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.

Continue Lendo
Publicidade Confira as últimas notícias do TCE-AM

Notícias da ALE-AM

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Curta a gente no Facebook

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Águas de Manaus

Últimas notícias da Águas de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações