De bisht, Messi levanta a taça de Campeão da Copa do Catar pela Argentina! - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, sábado, 28 de janeiro de 2023

Esporte

De bisht, Messi levanta a taça de Campeão da Copa do Catar pela Argentina!

Publicado

no

Messi ergue a taça da Copa — Foto: Odd Andersen/AFP

Neste domingo (18), aconteceu a decisão emocionante da Copa do Catar entre Argentina e França. Após o primeiro tempo de controle total da Argentina, onde os hermanos colocaram 2 x0 na França, o segundo tempo só deu França que empatou a partida em 2×2 levando-a para a prorrogação! Na prorrogação a Argentina voltou a marcar fazendo 3×2 e a França empatou quase de imediato em 3×3 e a decisão então foi para os pênaltis! Nos Penaltis, a Argentina levou a melhor e venceu por 4×2.

Na foto oficial, o atacante da Argentina, Lionel Messi, usou por cima do uniforme da seleção argentina na final da Copa do Catar, uma espécie de túnica com transparência preta e detalhes em dourado. Ele foi o único jogador a usar o bisht, como a vestimenta árabe é chamada, no pódio montado no gramado.

O bisht foi entregue a Messi por Tamim bin Hamad Al Thani, emir do Catar. Segundo o Arab News, a vestimenta, que deve ser usada apenas por homens, é feita de lã e varia de cores (branco e bege, em tons mais claro, e marrom, cinza e preto, mais escuros). Os bishts mais luxuosos são feitos com acabamentos de fios de ouro.

A palavra bisht é derivada do persa e significa “ir nas costas”.

Publicidade

⚠ Siga-nos no Facebook ⤵ 🏹

Também de acordo com o Arab News, o bisht era usado, originalmente, no inverno pelos beduínos. Agora, a vestimenta é símbolo de status e só deve ser usada em ocasiões especiais como casamentos, festivais e formaturas.

“O bisht tem sido a escolha de roupas formais para políticos, estudiosos, religiosos e indivíduos de alto escalão nos países do Golfo Pérsico, Iraque e países ao norte da Arábia Saudita. Este manto esvoaçante tradicional destina-se a distinguir aqueles que o usam”, diz o Arab News sobre o bisht.

Messi ergue a taça da Copa — Foto: Odd Andersen/AFP

Messi ergue a taça da Copa — Foto: Odd Andersen/AFP

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Atualmente, participo de diversas ações e discussões na área de cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo, além de ações sociais.

Agência de Desenvolvimento Sustentável

Facebook

Matrículas 2023 para novos alunos

Matrículas 2023 para novos alunos

Nos Siga no Facebook

Nos siga no Facebook ⤵. Isso é muito importante pra gente 💚

O Trabalho Não Vai Parar

O Trabalho Não Vai Parar!

Governo do Amazonas

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas Notícias do TCE-AM

Últimas Atualizações