Dezembro Vermelho: Escolher a prevenção é uma forma de amar-se - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, sábado, 04 de fevereiro de 2023

Manaus

Dezembro Vermelho: Escolher a prevenção é uma forma de amar-se

Publicado

no

Por: Secretaria Municipal de Comunicação
Conteúdo de responsabilidade do anunciante

Dezembro é o mês de sensibilização e combate ao HIV. A mobilização acontece nacionalmente, instituída pela Lei nº 13.504/2017, com foco na assistência, proteção e promoção dos direitos de quem vive com HIV.

Em Manaus, no Dezembro Vermelho, a prefeitura reforça o alerta à população sobre a importância da prevenção, diagnóstico, combate ao preconceito e medo, enfrentado por pessoas que vivem com HIV/Aids (PVHA), e quanto ao tratamento precoce, para promover a saúde e interromper a transmissão do vírus. Além disso, há o incentivo para a realização de testagem para outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), como sífilis e hepatites B e C.

O HIV, vírus causador da Aids, doença caracterizada pelo aparecimento de infecções que se aproveitam do enfraquecimento do sistema de defesa do corpo, quando não há tratamento adequado, assim como as demais IST, é transmitido principalmente, por meio do contato sexual sem o uso de preservativos, com pessoa que esteja infectada.

Publicidade

⚠ Siga-nos no Facebook ⤵ 🏹

A transmissão também pode acontecer da mãe para o bebê durante a gravidez, no momento do parto ou mesmo durante a amamentação. Há ainda, a possibilidade de propagação por meio não sexual, como é o caso de compartilhamento de seringas e agulhas, principalmente, no uso de drogas injetáveis; reutilização de objetos perfurocortantes com presença de sangue ou fluidos contaminados; e pelo contato de mucosas ou pele com lesões ou ferida aberta com secreções corporais contaminadas.

Entre as formas de prevenção temos o uso de preservativos internos ou externos em todas as relações sexuais, amplamente distribuídos de forma gratuita nas unidades de saúde da Secretaria Municipal de Manaus – SEMSA, testagem regular, bem como o uso de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e Profilaxia Pós-Exposição (PEP), quando indicado.

Fique atento!

No início da infecção, o HIV pode se manifestar apenas com sintomas leves, semelhantes aos gripais e depois seguir sem manifestar outros sinais, por isso é importante realizar a testagem que está disponível de forma rápida, segura e gratuita pelo Sistema Único de Saúde, nas diversas unidades SEMSA, que podem ser acessadas pelo site https://semsa.manaus.am.gov.br/teste-rapido-ists/.

O HIV/Aids não tem cura, porém tem acompanhamento e tratamento, o que contribui sobremaneira para a qualidade de vida das PVHA, por meio da manutenção da saúde, orientação quanto a direitos civis, confidencialidade e sigilo das informações, e acesso aos meios de prevenção de contaminação de outras pessoas, disponibilizados pelo SUS.

Publicidade

⚠ Siga-nos no Facebook ⤵ 🏹

Uma pessoa vivendo com HIV/Aids com carga viral indetectável não transmite o HIV por contato sexual. A carga viral é a quantidade de vírus presente no sangue, portanto quando há uma boa adesão ao tratamento, a carga viral fica indetectável ao exame laboratorial, por isso o Ministério da Saúde reforça a orientação de que INDETECTÁVEL = INTRANSMISSÍVEL.

E lembre-se! O uso de preservativos é um dos meios mais eficazes de se proteger contra o HIV e outras IST, além de evitar uma gestação inadequada, porém a testagem periódica e o uso de PrEP e PEP também são meios que podem ser utilizados por usuários dos serviços de saúde de Manaus.

Então, procure uma UBS. Afinal, quem se ama, faz o teste!

Prefeitura de Manaus!

Dezembro Vermelho: Escolher a prevenção é uma forma de amar-se

Dezembro Vermelho: Escolher a prevenção é uma forma de amar-se

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…
Publicidade

⚠ Siga-nos no Facebook ⤵ 🏹

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Atualmente, participo de diversas ações e discussões na área de cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo, além de ações sociais.

Facebook

Agência de Desenvolvimento Sustentável

Matrículas 2023 para novos alunos

Matrículas 2023 para novos alunos

O Trabalho Não Vai Parar

O Trabalho Não Vai Parar!

Governo do Amazonas

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas Notícias do TCE-AM

Últimas Atualizações