Dia 22, “coincidentemente”, foi a data escolhida para o julgamento que poderá tornar Bolsonaro inelegível! - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Política

Dia 22, “coincidentemente”, foi a data escolhida para o julgamento que poderá tornar Bolsonaro inelegível!

Publicado

no

Dia 22, "coincidentemente", foi a data escolhida para o julgamento que poderá tornar Bolsonaro inelegível!

O Ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), marcou para o dia 22 de junho o julgamento da ação que pode deixar inelegível o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). As sessões dos dias 27 e 29 também foram reservadas para a mesma pauta. A data 22 é o puro suco do deboche.

O ex-presidente é alvo de processo em que o PDT o acusa de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicações por conta de uma reunião com embaixadores no Palácio da Alvorada, em julho de 2022, em que ele levantou dúvidas sobre o sistema eleitoral.

LEIA TAMBÉM  Detalhes do esquema da PM para reeleger Melo é divulgado em edição da Veja

O Ministério Público Eleitoral (MPE) se manifestou a favor da inelegibilidade do ex-presidente. A manifestação, assinada pelo vice-procurador-geral eleitoral, Paulo Gustavo Gonet Branco, foi entregue em abril ao TSE.

Segundo o Ministério Público, Bolsonaro colocou em dúvida a lisura do sistema eleitoral sem apresentar provas e acusou, sem embasamento, as urnas eletrônicas de serem fraudadas.

Depois da reunião, partidos políticos e o próprio vice-procurador-geral eleitoral apresentaram representações e ações ao TSE pedindo que Bolsonaro fosse punido e que os vídeos com o conteúdo da reunião fossem excluídos da internet. O que foi acatado pelo tribunal.

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp

Ao longo do processo, a defesa de Bolsonaro tem alegado que a postura do ex-presidente não significa que ele seja contra as regras do jogo eleitoral e nem que ele atue contra a democracia.

LEIA TAMBÉM  Vereadores de Manaus aprovam Lei que altera a Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública

Bolsonaro chegou a ser condenado em setembro do ano passado pelo TSE a pagar multa de R$ 20 mil por propaganda eleitoral antecipada em razão da mesma reunião com embaixadores.

O ex-presidente responde a outras 15 ações no TSE que podem, em último caso, torná-lo inelegível.

Aliado de Bolsonaro, o também ex-presidente Collor também se tornou inelegível recentemente

Na última quarta-feira, 24, o ex-presidente Fernando Collor de Mello conquistou, oficialmente, uma proeza difícil. Ele passou a ser o primeiro ex-chefe do Executivo a ficar inelegível em duas situações distintas, durante o período democrático.

LEIA TAMBÉM  Comissão de Saúde da Aleam concentrou atividades no combate à pandemia em 2020

Novamente, o processo contra ele se refere a atos de corrupção. A nova inelegibilidade, após condenação no STF, está relacionada à sentença que recebeu por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

Ele e outros dois réus foram acusados de desviar cerca de R$ 20 milhões da BR Distribuidora, antiga subsidiária da Petrobras, privatizada no governo Bolsonaro.

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp
Dia 22, "coincidentemente", foi a data escolhida para o julgamento que poderá tornar Bolsonaro inelegível!

Bolsonaro e Collor / Foto : Divulgação

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.

Notícias da ALE-AM

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Curta a gente no Facebook

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Águas de Manaus

Últimas notícias da Águas de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações