Dicas para aproveitar os festivais folclóricos de julho em Manaus

57

Danças, quadrilhas, swingueira, desfiles e um arsenal de cores e muita animação para celebrar a cultura e o folclore da Amazônia irão abrilhantar os festivais folclóricos de julho em Manaus. Até setembro, 94 eventos nos bairros devem ser realizados, de acordo com a Prefeitura de Manaus. Além da diversão e das deliciosas comidas típicas, as festas representam as origens culturais do Brasil e das tribos indígenas. 

Touros Branco e Preto disputam o XXX Festival Folclórico de Barreirinha
Touros Branco e Preto disputam Festival Folclórico de Barreirinha

Mas para que você possa aproveitar as festas da melhor forma possível, separamos algumas dicas que com certeza serão muito úteis: 

Faça um roteiro

Ter um roteiro dos festivais que deseja ir é essencial para você conseguir se programar. Muitos deles como o 32º Festival Folclórico da Vila da Prata, o 24º Festival Folclórico da Cidade Nova e o 27º Festival Folclórico da Redenção serão realizados durante vários dias e você pode programar para ir em diferentes dias nos seus preferidos. 

Visitar novos festivais em outros bairros também pode revelar ótimas surpresas. 

Aproveite as comidas e bebidas com moderação

Aproveitar as comidas típicas deliciosas e bebidas diferentes é tudo de bom, né? Claro que você não vai resistir a um milho cozido, banana frita e aquele mungunzá quentinho, mas para evitar que a diversão se transforme, literalmente, em dor de cabeça, o legal é você comer e beber com moderação, principalmente as preparações alcoólicas. 

E não esqueça: aquela água sempre vai bem! 

Diversão em família

Festas de julho têm tudo a ver com diversão em família. Mas para quem deseja levar os pequenos, alguns festivais contam com atrações específicas para as crianças que ficarão ainda mais alegres. 

Como as festas contam com um grande público, colocar o nome da criança e o contato do pai ou responsável em uma pulseira de identificação, ou até mesmo em uma folha no bolso dela, pode ser uma boa estratégia de segurança que facilita a identificação, caso ela se perda. 

 

Traje típico para a diversão ficar completa

Não existe forma mais legal de aproveitar a diversão do que fazendo parte dela! Os trajes típicos das festas de julho são uma boa pedida para entrar no clima antes mesmo de sair de casa. E nem é necessário investir num traje específico. 

Muitas vezes você pode montar looks com peças que estão no seu guarda-roupa e tem tudo a ver com os festivais de julho. 

Registre os momentos! 

A diversidade cultural dos festivais folclóricos de Manaus proporcionam aos participantes vivenciar momentos únicos que merecem estar guardados além das memórias. Além daquela selfie com o smartphone para as redes sociais, uma dica bacana é você levar uma câmera instantânea, que é uma divertida opção para todas as suas viagens e aventuras. O mais legal é já ter a foto impressa na hora. 

 

Muito além de Manaus

Os festivais folclóricos de Manaus recebem pessoas do Brasil inteiro e a cada ano novas atrações e surpresas tornam as edições inesquecíveis. Mas o interior do Amazonas também promove festas e festivais o ano inteiro. Maués, por exemplo, é famosa pelas praias e por sediar a Festa do Guaraná, que conta com um público de até 50 mil pessoas. 

Curtiu as dicas? Então conta nos comentários quais festivais você já foi ou pretende ir e o que mais gostou.

Comentários