Home Notícias Amazonas Em Fevereiro 617 novas empresas foram abertas no Amazonas. O melhor mês desde 2016!

Em Fevereiro 617 novas empresas foram abertas no Amazonas. O melhor mês desde 2016!

2 minutos o tempo de leitura
25

A Junta Comercial do Estado do Amazonas (Jucea) registrou, no mês de fevereiro deste ano, o total de 617 novas empresas no estado. Segundo dados do Sistema de Registro Mercantil (SRM) da autarquia — vinculado ao Ministério da Economia –, foi o melhor desempenho para o mês, no comparativo dos últimos seis anos. O número é ainda 8,06% superior ao registrado em janeiro deste ano, que obteve 571 constituições arquivadas.

Anteriormente, o melhor mês de fevereiro registrado na Jucea era o do ano de 2021, com 567 CNPJs novos. Em seguida vinha o ano de 2019, com 486 novos empreendimentos. Já o ano com menos registros no mês é 2018, com apenas 369 constituições.

Os dados da Jucea não incluem os Microempreendedores Individuais (MEIs), que são constituídos de forma virtual, por meio do portal do Empreendedor, do Governo Federal.

Para a presidente da Junta Comercial do Amazonas, Maria de Jesus Lins, a Jucea vem se empenhando para dar o melhor suporte aos seus usuários, simplificando e desburocratizando ao máximo os serviços oferecidos.

“Esse número reflete uma soma de fatores, e ficamos felizes em a Jucea fazer parte desse crescimento, concedendo, de forma significativa ao nosso empreendedor, facilidade total nos trâmites de abertura de novos negócios. Seguimos trabalhando para oferecer ainda mais melhorias aos cidadãos amazonenses, com investimentos em novas tecnologias e a descentralização dos nossos serviços”, ressaltou a presidente.

Presidente da JUCEA, Maria de Jesus Lins / Foto: Divulgação/Jucea
Presidente da JUCEA, Maria de Jesus Lins / Foto: Divulgação/Jucea

Tempo médio – A Junta Comercial do Estado do Amazonas (Jucea) registrou, no mês de fevereiro, redução no tempo médio para abertura de uma nova empresa no estado. Segundo dados do SRM da autarquia, atualmente o empreendedor leva 2 horas e 59 minutos para abrir um novo negócio.

Tipo empresarial – Entre os tipos empresariais mais registrados no Amazonas em fevereiro, em primeiro lugar ficou a natureza jurídica de Sociedade Empresarial Limitada (quando o negócio tem dois ou mais sócios), com 372 constituições. Em seguida a Empresário Individual, com 236 empreendimentos.

Segmentação – Nos dados consolidados pela segmentação de Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), a atividade de serviços segue liderando, com um total de 316 empresas, seguida das modalidades de comércio, com 255, e de indústria, com 26.

Arrecadação – Conforme dados do SRM, a Jucea recolheu no mês de março o valor de R$ 1.029.218,22 em taxas.

Sede da JUCEA / Foto: Divulgação/Jucea
Sede da JUCEA / Foto: Divulgação/Jucea
Comentários com Facebook
Carregar Mais Artigos Parecidos
Carregar Mais De Marcus Pessoa
Carregar Mais Em Amazonas

Espia Esse Aqui

Auditor do TCE-AM autoriza continuação de concurso da SSP do Amazonas!

Após a organização do certame atender às mudanças necessárias, o auditor do Tribunal de Co…