Home Notícias Brasil Embaixada dos EUA e Podcast “As Amazonas” oferecem curso gratuito de como fazer podcasts

Embaixada dos EUA e Podcast “As Amazonas” oferecem curso gratuito de como fazer podcasts

2 minutos lido
14

A Embaixada e Consulados dos Estados Unidos, em parceria com o Podcast “As Amazonas” e a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (ABRAJI), oferecem um curso on-line e gratuito “Podcast: seu conteúdo para o mundo” para comunicadores do Norte e Nordeste do Brasil. As aulas serão transmitidas a partir de Manaus e acontecem no próximo mês de novembro com duas turmas de 30 alunos cada. O curso será ministrado pelas jornalistas Aruana Brianezi, Daniela Assayag e Liege Albuquerque, que desde julho deste ano apresentam semanalmente o podcast “As Amazonas”. No final do curso, a Embaixada e Consulados dos EUA vai doar quatro smartphones para os quatro melhores alunos, dois de cada região. As inscrições vão de 10 a 24 de outubro no endereço: www.asamazonaspodcast.com.br/inscricoes.

“Vamos dar prioridade a municípios onde não há veículos de imprensa, para buscar orientar na criação de um espaço de difusão de uma voz democrática”, defende Aruana Brianezi.

Além das professoras titulares, o curso terá participação de especialistas em voz, equipamentos de produção e outros podcasters do Brasil e dos EUA. O curso on-line terá formato síncrono (ao vivo), em plataforma que permite interação entre alunos e professoras. O propósito do treinamento, que ocorrerá on-line em quatro sábados, é treinar pessoas interessadas em contar histórias e notícias em um formato democrático e acessível, o podcast, que pode ajudar a diminuir os desertos de notícias existentes no Brasil.

“Produzimos um curso bem redondinho, usando toda nossa experiência em apuração, checagem, uso da voz, construção de roteiro e script para dar munição a quem quiser contar sua história, de sua comunidade, como notícia ou como memória”, afirma Daniela Assayag.

Após o curso, os programas produzidos pelos alunos com orientação das três jornalistas serão ancorados em um site indexador de podcasts chamado Vozes da Amazônia, que terá uma aba para a região Nordeste. O endereço vai reunir, também, links de podcasts independentes das duas regiões, funcionando como uma espécie de catálogo das produções locais.

Para Liege Albuquerque, é necessário haver um equilíbrio em vozes regionais, abrindo-se espaço democrático que o podcast cria para a difusão de fatos, casos e opiniões de todos os lugares com o mínimo de estrutura possível: um smartphone, um bom script e uma voz disposta a contar histórias. “Precisamos estimular as vozes regionais, fortalecer e abrir espaço a pontos de vista, a histórias e narrativas únicas e originais pelo Brasil afora, seja de jornalistas formados, em formação ou membros de comunidades”, destaca.

SOBRE O CURSO:

As inscrições para o webinar “Podcast: seu conteúdo para o mundo” serão on-line, no endereço www.asamazonaspodcast.com.br/inscricoes. O formulário estará disponível do dia 10 ao dia 24 de outubro.

O curso terá 16 horas de duração para cada região, aos sábados pela manhã e à tarde, em novembro, além de mentoria individual para cada um dos participantes com as instrutoras ao longo do mês.

Embaixada dos EUA e Podcast "As Amazonas" oferecem curso gratuito de como fazer podcasts
Embaixada dos EUA e Podcast “As Amazonas” oferecem curso gratuito de como fazer podcasts
Comentários com Facebook

Receba nossas notícias no seu e-mail 📩:
Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por Marcus Pessoa
Carregar Mais Em Brasil

Leia Também

Vídeo: Pastor passa mal em igreja e morre enquanto cantava ‘não deixe um soldado ferido morrer’

Um caso que causou muita comoção nas redes sociais foi o vídeo de um pastor, de 48 anos, q…