As aulas ocorrerão entre os dias 6 e 8 de fevereiro e estarão voltadas principalmente para produtores rurais, técnicos de extensão rual e estudantes.A capacitação será realizada na Comunidade Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, na cidade de Tefé, a 522 km de Manaus. A ministração das aulas ficará por conta dos pesquisadores Marcos Vinicius Garcia e José Nestor Lourenço, com ênfase em informações e recomendações no controle de pragas.
Foto: Divulgação
De acordo com os pesquisadores, a produção agrícola no estado tem sofrido principalmente com ataques de pragas, tornando-se um fator limitante.
“Não existe uma solução única para o controle de pragas, então a melhor solução está na integração de diferentes estratégias de manejo, incluindo medidas de controle preventivo, cultural, físico, biológico e, baseado no monitoramento da praga, o uso de defensivos químicos comerciais”, ressaltou Garcia.
O curso terá atividades teóricas e práticas com carga horária de 24 horas/aula. O conteúdo está centrado no reconhecimento e controle das principais pragas que atingem hortaliças e fruteiras nativas na região. Durante as atividades, os participantes poderão ainda conhecer defensivos alternativos, com aulas práticas sobre a forma de preparar essas misturas.
“Queremos também difundir técnicas de controle simples que podem ser empregadas em substituição ou associadas ao uso do defensivo químico”, complementou o pesquisador.