Home Notícias Amazonas Enfermeira ex-bolsista da FVS-RCP é aprovada em Mestrado de Medicina Tropical UEA/FMT-HVD

Enfermeira ex-bolsista da FVS-RCP é aprovada em Mestrado de Medicina Tropical UEA/FMT-HVD

2 minutos lido
31
FOTO: Quézia Pinheiro/FVS-RCP

A enfermeira Geovana Ribeiro Pinheiro, da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), foi aprovada para o Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical (PPGMT) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), realizado em parceria com a Fundação de Medicina Tropical – Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD).

O estudo desenvolvido é a relação entre consumo de pescado e quadro de rabdomiólise, associado à Doença de Haff, em população da Amazônia brasileira. O trabalho será orientado por Vanderson de Souza Sampaio, que atua na FVS-RCP e é pesquisador na FMT-HVD.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca que o estímulo à pesquisa científica fortalece a Vigilância em Saúde do Amazonas. “Anualmente, o nosso Paic (Programa de Apoio à Iniciação Científica) desenvolve pesquisas voltadas a temas da Vigilância em Saúde que são fruto do empenho do Núcleo de Ensino e Pesquisa da instituição e seguimos engajados no incentivo a essas pesquisas”, afirma Tatyana.

Geovana foi bolsista do Paic pela FVS-RCP, que é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam), e atua no Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde do Amazonas (Cievs/FVS-RCP), pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

O trabalho dela no Paic, um estudo sobre a cadeia de transmissão dos casos emergentes na pandemia de Covid-19 no Amazonas, foi coordenado pelas pesquisadoras Marlúcia Garrido e Leila Alencar, da FVS-RCP, e foi classificado como a melhor pesquisa da edição de 2021 do Paic na instituição, pela coordenação do Núcleo de Ensino e Pesquisa (NPE/FVS-RCP).

Para ela, a experiência que teve no desenvolvimento dos estudos, no último ano de graduação, foi fundamental para obter a experiência de pesquisa científica. “Desenvolver um projeto de pesquisa despertou-me o interesse, a curiosidade, foi onde me vi pesquisadora, o que me abriu os olhos para além da iniciação científica, para o mestrado”, afirma Geovana.

A enfermeira destaca também que o projeto de pesquisa que desenvolveu pelo Paic/FVS-RCP foi uma maneira de ter um maior contato com o meio acadêmico, podendo conhecer mais uma possível área de atuação. “Além de proporcionar experiência e ensinamento, tanto no modo de escrever um trabalho como coletar dados e analisá-los. Pesquisa é ciência, todos os alunos de graduação deveriam ter esta oportunidade”, disse.

Iniciação científica

O Paic desenvolvido na FVS-RCP é resultado de parceria interinstitucional com a Fapeam e visa apoiar, com bolsas institucionais, estudantes de graduação de instituições públicas e privadas do Amazonas, interessados no desenvolvimento de pesquisa científica em vigilância em saúde. Na FVS-RCP, o Paic é coordenado pelo Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP/FVS-RCP).

Referência

A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas, que inclui a prevenção de doenças por meio da imunização coordenada, no Amazonas, pelo Programa Nacional de Imunização (PNI/FVS-RCP).

A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Os contatos telefônicos da FVS-RCP são (92) 2129-2500 e 2129-2502.

Comentários com Facebook

Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por Alessandro Nuñes
Carregar Mais Em Amazonas

Leia Também

Governo suspende eventos com mais de 3mil pessoas, no AM

Após dados epidemiológicos indicarem aumento nos casos de Covid-19, e em função da variant…