Home Notícias Internacional Especialistas se surpreendem com mísseis mostrados em desfile na Coreia do Norte

Especialistas se surpreendem com mísseis mostrados em desfile na Coreia do Norte

1 minutos lido
10

Especialistas em armamentos se surpreenderam com os mísseis exibidos pela Coreia do Norte em um desfile militar neste sábado. No evento que comemora o 105º aniversário do nascimento de Kim Il-sung, fundador do país, o regime fez desfilar pelo centro de Pyongyang sobre caminhões dois tipos de projéteis nunca antes mostrados em público.

Coreia do Norte exibe mísseis ICBM em parada militar (Ed Jones/AFP)
Coreia do Norte exibe mísseis ICBM em parada militar (Ed Jones/AFP)

Os projeteis são mísseis balísticos intercontinentais (ICBM) de combustível sólido. Um deles foi desenvolvido para ser lançado no ar, enquanto o outro é uma versão submarina. Especialistas ainda estão analisando as características destes novos armamentos que, advertem, poderiam ser falsos, já que o regime exibiu em desfiles anteriores maquetes de mísseis ainda em desenvolvimento

No entanto, se os mísseis ICBM forem verdadeiros podem dar a Coreia do Norte a capacidade de atingir alvos na Europa e até mesmo nos Estados Unidos. Segundo especialistas ouvidos pela rede americana CNN, os mísseis de combustível sólido são perigosíssimos porque podem ser lançados de forma rápida e se escondem mais facilmente de satélites. Além disso, o grande tamanho dos projéteis exibidos por Pyongyang significa que os mísseis podem ter um alcance mais longo do que outros modelos similares.

O desfile acontece em um momento de escalada na tensão entre a Coreia do Norte e Estados Unidos. O presidente americano Donald Trump afirmou em sua conta na rede social Twitter nesta semana que a Coreia do Norte “está procurando problema”. “Se a China decidir ajudar seria ótima. Se não, resolveremos o problema sem eles”, escreveu o líder americano na última terça-feira, em referência às recentes ameaças de novos testes nucleares feitas pelo regime norte-coreano.

Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por No Amazonas é Assim
Carregar Mais Em Internacional

Leia Também

China confirma queda do foguete na Terra, confira o vídeo

A agência espacial da China confirmou na madrugada deste domingo (9/5) que o foguete que e…