Home Notícias Internacional Estátua do explorador Cristóvão Colombo será substituída por estátua de uma mulher indígena no México

Estátua do explorador Cristóvão Colombo será substituída por estátua de uma mulher indígena no México

1 minutos lido
24

No último domingo (5), foi decidido pela prefeita da Cidade do México – MX, Claudia Sheinbaum que uma estátua do explorador Cristóvão Colombo instalada na Cidade do México será retirada de uma das principais avenidas da capital mexicana e ao local será instalado uma estátua de uma mulher indígena.

A substituição, noticiada pela CNN Brasil, é justificada pela necessidade de enaltecer o papel histórico das mulheres no país, especialmente as nativas da região, e diminuir a visão eurocentrista da descoberta do genovês: “É claro que reconhecemos Colombo. Mas há duas visões”, afirmou a política.

Edificando a narrativa, ela explicou que, localmente, existem narrativas importantes para a compreensão do passado no México: “E tem outra visão daqui, de que, na verdade, chegou um europeu na América, que fez um encontro entre dois lugares, e aí veio a conquista (espanhola)”, acrescentou.

Apesar da retirada na Avenida Paseo de la Reforma, Claudia afirmou que a estátua do explorador não será demolida, mas realocada para “um lugar digno” dentro do município. A prefeita é aliada ao presidente Andrés Manuel López Obrador, ativista das causas indígenas à frente do país.

indígenaMéxicoEurocentrismoAmérica

Pedestal de Cristóvão Colombo após retirada de estátua – EneasMx / Wikipédia Commons

Comentários com Facebook
Receba nossas notícias no seu e-mail 📩:
Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por Marcus Pessoa
Carregar Mais Em Internacional

Leia Também

Duas crianças abandonadas na fronteira dos EUA são encontradas por agentes

Agentes da Patrulha de Fronteira dos Estados Unidos resgataram na terça-feira (14) uma men…